sábado, 23 de julho de 2011

Para corredores e ciclistas - Escalda Pés



Já é sabido que , a base de sustentação do corpo humano são os pés. São instrumentos de trabalho. Por isso, devemos dar atenção redobrada a eles e tratá-los com muito carinho.
Composto, cada um, por 26 ossos, 107 ligamentos, 33 articulações e vários músculos, nossos pés possuem, de acordo com a técnica da acupuntura, cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos associados aos órgãos do corpo humano. Então, depois de um dia atribulado da vida moderna, com o uso de sapatos fechados e saltos altos, ou após uma corridinha pelo bairro, ou um treino esportivo pesado, nada melhor do que dar aos seus pés um tratamento especial. Para isso, uma receita caseira do tempo dos nossos avós é perfeita: o escalda-pés. Veículo de calor ou frio, a água é um dos meios mais eficazes de cura. Gerando transformações no sistema nervoso e no circulatório, ela é capaz de produzir o equilíbrio térmico do organismo.
Utilizado para relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão, o escalda-pés ajuda a aliviar a pressão dos pés, a descansar as pernas, a reduzir calos e aliviar o estresse do dia a dia. A pressão e o aquecimento dos pontos nervosos causam um reflexo imediato no equilíbrio de todo o corpo.
Entre os corredores, normalmente são os principiantes que mais sentem o impacto da corrida sobre os pés, pois não estão acostumados ainda com o atrito. Ciclistas que passam muito tempo tendo o pé com impulso no pedal ou pedalando em pé sentem também impacto com o pedal mesmo não estando  fazendo a atividade dos corredores. Com isso,  uma grande maioria já adotou, há tempos, a técnica do escalda-pés. Alguns costumam intensificá-la em períodos pré e pós-prova.
O escalda-pés pode ser feito diariamente em casa. É preciso apenas uma bacia em que seus pés fiquem bem acomodados no fundo dela. Um bidê também vale, se na sua casa ainda existir um.
Depois de mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura das panturrilhas, deixe-os de molho de 15 a 20 minutos ou até que a água esfrie e vá massageando-os de vez em quando com as próprias mãos. Para um efeito mais relaxante, recomenda-se pingar algumas gotas de óleos essenciais. As essências de eucalipto e menta, por exemplo, combatem o cansaço e livram as pernas da sensação de peso. A de lavanda, relaxa.
Colocar duas colheres de sopa de sal grosso na água quente também proporciona a sensação de leveza nos pés, alivia dores e desintoxica, já que o sal ajuda a drenar o excesso de líquidos e a reduzir o inchaço. O escalda-pés com óleos essenciais ainda combate infecções causadas por fungos e curam frieiras, pois são bactericidas, fungicidas e cicatrizantes.
O escalda-pés deve ser feito, preferencialmente, à noite, pois durante o processo você pode usar óleos ou ervas que estimulem o sono. Ao fim do ritual, use uma pomada à base de arnica ou cânfora, que geram maior conforto.
Outra dica para tornar o seu tratamento mais eficiente é colocar bolinhas de gude na bacia, que vão realizar uma gostosa massagem na planta dos pés. Se puderem ser verdes e azuis, melhor ainda. Para os adeptos da cromoterapia, essas cores têm a propriedade de acalmar e tranquilizar.
Uma outra opção, é o método alternado. Para este serão preciso duas bacias ou dois recipientes. Na primeira bacia, coloca-se água quente. Na segunda, água fria.
Deve-se iniciar o procedimento pela água quente, na qual seus pés ficarão submersos por 4 minutos. Depois deste tempo, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria por apenas 1 minuto. Repita essa troca de 4 a 5 vezes. Terminando, enxugue os pés com uma toalha, passe um hidratante e calce um par de meias. Durante e depois do procedimento, não se deve tomar friagem nem deixar entrar corrente de vento.
O objetivo do escalda-pés alternado é estimular a corrente dos vasos sanguíneos. A água quente dilata os vasos periféricos; a água fria, contrai. Isso facilita a circulação do sangue nos pés e nas pernas.
Para obter um resultado melhor, tenha em mãos uma vasilha com gelo e uma garrafa térmica com água quente. Você vai dosando a temperatura das águas conforme a sua vontade. Quanto maior a diferença de temperatura entre elas, maior o efeito. Mas cuidado para não se queimar!
É imprescindível lembrar que nem todo mundo pode usufruir deste método. Mulheres grávidas, idosos, hipertensos e pessoas com trombose ou debilitadas devem ser orientadas por um médico.
 

Um comentário:

  1. Existe tbm outro meio de relaxar, não só os pés, coxas e pernas: depois de um treino exaustivo mergulhe suas pernas em um camburão de gelo. O que na verdade serve para 'queimar' o ácido láctico. Na Vila Olímpica, na época do CETAN, os treinadores faziam isso com seus atletas. Eitá saudades.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.