século XIX...
Em 1948, mesmo com a volta da importação após II Guerra, a empresa agora chamada Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi, manteve sua fabricação, passando a produzir suas bicicletas no Brasil com a inauguração da primeira fábrica de bicicletas do país. No ano de 1953, ocorreu o lançamento da linha Fiorentina que tinha aro 26" (novidade para a época), freio a varão, bagageiro e vinha com uma utilíssima bolsa para ferramentas sob o selim, em couro. Em 1955 foi o ano em que o Sr. Guido Caloi faleceu, dando lugar à 3ª geração da família na direção da indústria; o Sr. Bruno Antônio Caloi.
Berlineta - 1979 |
A bicicleta Berlineta dobrável lançada no final da década de 60, possuía aro 20 e se tornou moda nos anos 70 entre o público jovem. Suas características compactas, aliadas ao fato de ser dobrável, fizeram dela uma ótima opção para uso urbano. Tinha bagageiro na traseira e guidão alto, para o conforto do ciclista. Na década de 70 ocorreu a consolidação e expansão da marca no mercado brasileiro e internacional como sinônimo de bicicletas, além de várias novidades como a famosa e inesquecível Caloi 10, com quadro baseado nas Biachi San Remo. Era a primeira vez que um cidadão comum podia adquirir uma “bicicleta de corrida”, com 10 marchas. Outra novidade foi a Caloi Barra Forte, uma bicicleta robusta e resistente com quadro em aço carbono, desenvolvida para levar o ciclista com segurança e conforto, que se tornou referência histórica no segmento de transporte. Depois foi a vez da Caloi Jovem com aro 24". Pouco depois, o lançamento da Extralight marcou a chegada do BMX ao Brasil, em 1978. As rodas eram no tamanho 20" com pneus biscoito. As partes de alumínio da Extralight eram coloridas (inédito na época) e tinha rotor na caixa de direção.
No ano seguinte foi à vez da Caloi Ceci, primeira bicicleta feminina do mercado brasileiro. A cestinha na dianteira sempre foi à marca registrada deste modelo. O comercial de televisão desta bicicleta trazia a atriz Bruna Lombardi como garota propaganda. Foi também nesta década, no ano de 1975, em franca expansão, que a CALOI inaugurou mais uma fábrica no país. Localizada em Manaus, a nova unidade industrial destinava-se à produção de bicicletas de alto valor agregado.
No ano de 1990 a CALOI inaugurou uma subsidiária nos Estados Unidos, localizada em Jacksonville, no estado da Flórida, começando a comercializar bicicletas no mercado americano. Outro importante fato para sua expansão internacional nesta época foi o patrocínio ao heptacampeão do Tour de rance, o americano Lance Amstrong, na equipe Motorola/Caloi. Até a abertura do mercado brasileiro, em 1992, a CALOI tinha como única concorrente a Monark. As duas se alternavam na liderança das vendas, mas fim da década de 80, a empresa consolidou sua vantagem e chegou ao recorde de produção de 2.2 milhões de unidades. Depois da abertura, o mercado do pedal ficou muito mais competitivo e a CALOI passou a enfrentar grandes problemas. Mesmo com uma situação financeira delicada, em 1997 expande seus negócios, ingressando no segmento de Home Fitness, com o lançamento de uma linha de equipamentos de ginástica com esteiras e stepper. Em pouco mais de cinco anos, a CALOI assume a liderança de mercado no segmento home fitness e reafirma sua posição de liderança no mercado de bicicletas.
A empresa foi dirigida pela família Caloi até o ano de 1999, quando a família vendeu a maioria acionária para Edson Vaz Musa, respeitado administrador de empresas. A partir de então, a CALOI partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer à marca Em 2006, a CALOI inaugurou uma moderna fábrica em Atibaia, desativando a antiga unidade da Avenida Guido Caloi. Líder de mercado, em 2008 a CALOI comemorou 110 anos comercializando mais de 700 mil bicicletas e 100 mil unidades de aparelhos para home fitness por ano, e lançando um novo posicionamento da marca com o slogan“Caloi. Movimentando a Vida”.
A evolução visual...
Em 2000, a CALOI apresentou uma nova identidade visual completamente remodelada. O novo logotipo, bem diferente do anterior, consolidou a nova fase da CALOI, posicionando-se como uma empresa destinada à vida saudável.
Propagandas que fizeram história
O slogan “Não esqueça a minha Caloi”, criado e adotado nas campanhas publicitárias que a empresa realizou em 1978, ficou marcado na memória do público brasileiro até hoje. O nome desse personagem, um dos mais ilustres da publicidade brasileira - Zigbim - surgiu a partir da campanha promocional realizada em 1990. A distribuição dos famosos bilhetinhos pela casa inteira com o slogan “Não esqueça a minha Caloi” acompanhou milhares de crianças em sua incansável batalha para ganhar de presente a sua bicicleta.
Dados corporativos
● Origem: Brasil;● Fundação: 1898● Fundador: Luigi Caloi e Agenor Poletti● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Bicicletas Caloi S.A.● Capital aberto: Não ● Presidente: Eduardo Musa● Faturamento: R$ 220 milhões (estimado)● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 2● Presença global: 25 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 600● Segmento: Transporte● Principais produtos: Bicicletas● Ícones: O modelo Caloi 10● Slogan: Movimentando a vida.
● Website: www.caloi.com.br
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A marca no mundo
A marca CALOI está presente em mais de 20 países ao redor do mundo, com boa presença no competitivo mercado americano e no Mercosul. Em território nacional, a CALOI tem duas unidades fabris, uma em Manaus (AM) e outra em Atibaia (SP), que geram 600 empregos diretos e de 400 temporários, na alta estação. A marca é líder de mercado e responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas e 100 mil unidades de aparelhos para home fitness por ano.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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