Ciclismo indoor
O ciclismo indoor, praticado em bikes estacionárias, foi criado pelo sul-africano Johny G, ultra-ciclista que disputava provas do tipo Race Across America, que chega a ter mais de 5 mil quilômetros em oito dias de duração.
Em 1997, Johny G. criou o programa "Spining" de treinamento e patenteou o modelo de bike indoor juntamente com a marca norte-americana Schwinn, hoje líder nesse segmento.
Mais tarde, vieram outros programas de ciclismo indoor que utilizam as bicicletas criadas por Johny G. e receberam nomes variados como RPM, Precision Cycling, Cycling Reebok, Kaiser Powerpace e outros tantos. .
Wilson Germano |
No Brasil, o Fisioterapeuta e professor de Educação Física Wilson Germano é o pioneiro na modalidade. Durante um bom tempo ele foi "Presenter" do programa Spining e ministrou cursos pelo Brasil afora. Em 1995 ele trouxe o programa Spinning ao Brasil. Em 2001, Germano desenvolveu um trabalho em conjunto com o ex-técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo Antonio Carlos Silvestre, que ficou conhecido como "Cycling Indoor".
Este programa leva em conta, prioritariamente, a segurança do aluno e a grande preocupação é evitar lesões. "Não adianta treinar o aluno se ele não tiver dominio e segurança daquilo que sera usado na sala de aula", explica Germano.
Hoje, o Brasil é o terceiro maior praticante de ciclismo indoor do mundo, só perdendo para os Estados Unidos e a Itália, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.