sexta-feira, 15 de julho de 2011

Entendendo a Bicicleta - #3 Pedais

Entendendo Pedais

Adicionar legenda
Existem 2 tipos de pedais: pedais de encaixe (clip) e pedais plataforma.

:: Pedais de encaixe

Os pedais de encaixe possuem um mecanismo com mola para prender o pé do ciclista. É necessário uma sapatilha especifica, que seja compatível ao sistema de encaixe. Os principais sistemas são o Shimano SPD, o Time e o eggbeater. Normalmente a escolha do sistema é uma preferência pessoal. Os eggbeater ficaram muito populares ultimamente devido ao seu sistema simples e peso reduzido.

O fato de manter os pés presos ao pedal, possibilita ao piloto não somente empurrar o pedal, mas também puxá-lo no movimento da pedalada, simultaneamente. Isso possibilita um maior desempenho e eficácia na aplicação da força, consequentemente no desempenho da bicicleta.

Outra vantagem do clip é manter o ciclista preso em trechos técnicos, evitando que o pé escorregue dos pedais. Principalmente na lama.

Uma outra diferença entre os modelos é que alguns podem ser somente o mecanismo de encaixe, geralmente usado no cross-country por seu baixo peso, ou ainda um misto de plataforma com clip, para permitir maior controle se eventualmente o pé demorar um pouco para encaixar.

A desvantagem dos clips é que algumas vezes o ciclista pode ficar preso na bike ou não conseguir ter tempo de "desclipar" e por o pé no chão para evitar uma queda.


:: Pedais plataforma

Pedais do tipo plataforma são os mais populares e são utilizados desde os primórdios. Porém, atualmente esses pedais evoluiram, sendo mais leves, mais fortes e possuindo diversos pinos de metal para manter o pé fixo. Alguns pinos são removíveis/substituíveis e também podem ter a altura alterada. Esses pinos podem ser altos e afiados, sendo recomendado usar caneleira em algumas modalidades para evitar acidentes mais graves.


:: Firma-pé ou presilhas

Existe ainda o que é popularmente conhecido como "firma pé", um tipo de utensílio com varias fivelas as quais mantém os pés presos no pedal. Não é recomendado seu uso, pois, diferente de pedais clips, essas fivelas não vão soltar em um caso de queda.

Um comentário:

  1. Cuidem bem de seus pedais, pois eles são muito exigidos numa pedalada. Seja apenas um passeio ou numa competição. Lubrifiquem quando for necessário.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.