sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lesões no Ciclismo

As lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele indoor (Spinning, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na maioria das vezes, as lesões ocorrem por estresse de treinamento (overtraining) em ciclistas de competição ou tendinites (patelar, banda ílio-tibial) quando ocorrem erros nos ajustes das bicicletas, com banco muito alto, sapatilhas rodadas; dores lombares devido à biomecânica do atleta na bike, tendinites no tendão de Aquiles.


Não podemos esquecer das luxações, no ombro principalmente, devido à tentativa do atleta em diminuir o impacto nas quedas ou quando a bike cai por cima dele.


No mountain bike ocorrem muitas escoriações por quedas, fraturas, estiramentos musculares, dentre outros. Quando a bicicleta esta mal adaptada ao atleta, o índice de lesões aumenta consideravelmente: selim alto, quadro grande, sapatilha errada, guidon muito à frente. Estes pequenos detalhes podem contribuir para que as dores apareçam, sejam elas no joelho, região lombar e/ou tornozelo.


Lesões - Relativamente raras em incidência, mais causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta.


Dor Anterior no Joelho (síndrome patelo femoral): dor de início insidioso na região peri ou retropatelar que se agrava em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando há aumento súbito de treino, retração da musculatura que age no joelho (mais comuns quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.


Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão, mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.
Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho, comum em atletas de corrida, esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45.


Para um bom ajuste de sua bike, procure a orientação especializada e faça um BikeFit, isto é, modelar a bike conforme seu biótipo.
TendiniteA tendinite é um dos motivos mais freqüentes de consulta médica e atendimento fisioterápico. É de grande importância reconhecer os principais aspectos relacionados a sua fisiopatologia e diagnóstico, já que esta patologia apresenta grande impacto social e econômico por afetar uma grande porcentagem da população, seja esta praticante de atividade física ou não.


Os tendões são as estruturas mais afetadas por esta patologia e os mais afetados são: tendão calcâneo ou tendão aquileu, os tendões que formam o manguito rotador no ombro, o tendão patelar do joelho e os tendões localizados no cotovelo e punho.


Estrutura - O tendão é constituído principalmente por uma densa estrutura de fibras de colágeno alem de outros componentes como a elastina, proteoglicanos e os lipídeos. A força muscular é transmitida até a estrutura óssea no ponto onde o tendão se insere no osso. Esta união osteo-tendinosa costuma ser o local de maior lesão nas tendinopatias.


Isto porque na porção proximal da inserção, os tendões recebem menor irrigação sangüínea. Esta característica predispõe o tendão a certa condição de hipoxia e degeneração das fibras constitutivas e estaria implicada na etiologia das tendinopatias. Os aspectos histológicos associados às tendinites implicam uma desorganização das fibras de colágeno com aumento dos proteoglicanos, neovascularização, inflamação e áreas de necrose.


A forma mais freqüente das tendinopatias é a presença de uma dor relativamente localizada e insidiosa na área afetada, que pode aparecer em estágios precoces da lesão produzida durante a realização de uma atividade. O exame físico e exames de imagens são as formas de se saber se há ou não a patologia.
Entorse de tornozelo


Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém esse termo é freqüentemente usado em referência especifica a lesão de um ligamento, recebendo a seguinte graduação:


·         Grau I – ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.
·         Grau II – frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso mais hematoma.
·         Grau III – ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.


Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora.


Estrutura - Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante (líquido sinovial) que age como uma “almofada”, esta bolsa pode sofrer uma inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.


A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem chegar a ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.


Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum (não fisiológico), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.


O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar uma inflamação (tendinite).


* Como prevenir *


Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral, para minimizar suas chances de lesões, confira algumas dicas:


·         aquecimento antes de qualquer treinamento
·         mover as articulações com movimentos leves
·         alongar a musculatura 20 minutos após o treinamento deixando seu músculo iniciar um relaxamento
·         não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento, a dor não
·         procure sempre um acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista).




Dicas de prevenção – Para que você possa prevenir algumas lesões, seguem algumas dicas:
·         Alongar antes e depois dos treinos
·         Fazer um bom trabalho de condicionamento físico
·         Fortalecimento muscular global, com ênfase em membros inferiores, abdominais e lombar
·         Não exagerar em doses de treinos
·         Seguir a planilha de seu treinador
·         Qualquer incomodo pare imediatamente e avise seu treinador
·         Consulte seu ortopedista regularmente
.     Procure um médico



 FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.