quarta-feira, 21 de setembro de 2011

22- Dia Mundial Sem Carro

 Dia Mundial sem Carro será comemorado nesta quinta-feira (21). A ideia surgiu na Europa e já conquistou adeptos em todo o Brasil. O movimento serve como manifesto sobre os problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades. Além disso, o evento pretende chamar a atenção das pessoas para as alternativas de transporte que não poluam o meio ambiente.
MANAUS – Ciclistas de Manaus vão aderir ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta quinta-feira (22) em todo o mundo. O ato é uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, e um alerta para o uso de meios de transporte sustentáveis. Entre as ações programadas para a capital amazonense está a “Pedalada” que pretende mobilizar cerca de 600 pessoas na Avenida das Torres, zona Norte de Manaus.
A largada acontece às 20h no cruzamento da Avenida Barão do Rio Branco com a Avenida das Torres (próximo à Escola Municipal Professor Paulo Graça).  O percurso da “Pedalada” será de 10quilômetros.


De acordo com a gerente de marketing da Rede Amazônica, empresa organizadora da ação, o evento conta com o apoio de diversos grupos de pedal de Manaus e será desenvolvido para promover alternativas para desafogar o trânsito da capital, além de incentivar a qualidade de vida e a conscientização ambiental. “A ideia é mostrar que a bicicleta é uma alternativa de transporte para o trânsito. O evento é um incentivo para as pessoas deixarem o carro em casa”, disse.
Equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas darão apoio aos cliclistas. Uma ambulância com dois agentes estarão no local. Além disso, pelo menos sete agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) ajudarão na sinalização e separação das ciclofaixas.
Trânsito alterado - Durante o percurso da “Pedalada”, parte da Avenida das Torres terá o trânsito alterado. De acordo com o Manaustrans, o trecho no sentido bairro-centro da Avenida será desviado. No sentido centro-bairro, o Manaustrans destinará uma faixa para o trânsito de veículos e duas para os ciclistas.

 Fonte:



Dinara Lima

Um comentário:

  1. Amigos Dinara e Erildo, 99% por cento de meus deslocamentos são feitos de bicicleta, apesar de possuir automóvel.
    Se ficássemos um dia sem carro, para mim não seria problema, mas uma solução para o meio ambiente, para uma vida melhor.

    Obrigado pela iniciativa e informação!

    Abraços do amigo!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.