sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Manutenção da corrente


A manutenção da corrente da bicicleta é importante visto que transmite a froça da sua pedalada para a roda traseira. Como ocorre aplicação de força sobre a corrente, ela se desgasta fácil e pode não funcionar adequadamente.
A aplicação de força sobre a corrente está da seguinte forma relacionada com o giro:
Giro maior – a aplicação de força na corrente é menor;
Giro menor – a aplicação de força na corrente é maior.


Os elos da corrente de uma bicicleta possuem  aproximadamente ½ polegadas de comprimento de um rebite ao outro. Se você medir uma corrente nova com uma régua, os rebites devem todos estar alinhados com ½ polegada de intervalo. Com uso, as correntes se alargam e os rebites perdem esse alinhamento regular.
De certa forma, a  corrente não alarga de verdade – a parte interne a da corrente se desgasta com o uso, resultando em partes com mais desgaste e um alongamento do comprimento da corrente. Para se medir o desgaste da corrente deve-se alinhar a corrente com uma régua. Porque os elos possuem ½ polegada de comprimento a medida de rebite a rebite deve ser em intervalos de ½ polegada.
Como pode ser visualizado nessa foto que a corrente de cima, mais velha, tem aproximadamente 1/16 polegada de desgaste em 1 pé. A corrente é de 10 marchas, nova, sem uso.


Não é necessário remover a corrente para medi-la – basta colocar a régua alinhada com uma parte reta da corrente e medir os intervalos dos rebites. Se você notar um desgaste maior do que 1/16 polegadas em um segmento de 6 polegadas, é aconselhável substituir a corrente. Existem também ferramentas específicas para medir o desgaste das correntes, que determinam rápida e facilmente se a corrente está desgastada.


Tabela de conversão
Símbolo de polegada                        "
Símbolo de milímetro                    mm
1 polegada                                 25,4 mm
½   polegada                             12,7 mm
1/8  polegada                            3,18 mm
1/16 polegada                           1,58 mm



Milímetro na parte superior da régua e polegada, a medição inferior  na régua ou trena.

Por que devo trocar a corrente?
O desgaste das correntes é particularmente importante para bicicletas com passador traseiro. Desgaste excessivo resulta em troca de marcha de má qualidade e corrente desgastada aumenta o desgaste das engrenagens o que deixa a troca ainda pior.
Em bicicletas sem marcha, roda fixa e cubo de marchas o desgaste da corrente pode ser ignorado por um tempo maior. Em primeiro lugar, você pode usar correntes mais grossas e mais baratas. A performance dos passadores traseiros não é um problema, portanto engrenagens desgastadas não são um problemamuito grande. Quando os dentes da engrenagem começam a ficar com aparência afinada como da engrenagem abaixo, ai já passou da hora de trocar sua corrente e engrenagem.


By Jason Rogers (:



Dinara Lima

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