A manutenção da corrente da bicicleta é
importante visto que transmite a froça da sua pedalada para a roda traseira. Como
ocorre aplicação de força sobre a corrente, ela se desgasta fácil e pode não
funcionar adequadamente.
A aplicação de força sobre a corrente está da
seguinte forma relacionada com o giro:
Giro maior – a aplicação de força na corrente é
menor;
Giro menor – a aplicação de força na corrente é
maior.
Os elos da corrente de uma bicicleta possuem aproximadamente ½ polegadas de comprimento de
um rebite ao outro. Se você medir uma corrente nova com uma régua, os rebites
devem todos estar alinhados com ½ polegada de intervalo. Com uso, as correntes
se alargam e os rebites perdem esse alinhamento regular.
De certa forma, a corrente não alarga de verdade – a parte
interne a da corrente se desgasta com o uso, resultando em partes com mais
desgaste e um alongamento do comprimento da corrente. Para se medir o desgaste
da corrente deve-se alinhar a corrente com uma régua. Porque os elos possuem ½
polegada de comprimento a medida de rebite a rebite deve ser em intervalos de ½
polegada.
Como pode ser visualizado nessa foto que a
corrente de cima, mais velha, tem aproximadamente 1/16 polegada de desgaste em
1 pé. A corrente é de 10 marchas, nova, sem uso.
Não é necessário remover a corrente para
medi-la – basta colocar a régua alinhada com uma parte reta da corrente e medir
os intervalos dos rebites. Se você notar um desgaste maior do que 1/16
polegadas em um segmento de 6 polegadas, é aconselhável substituir a corrente.
Existem também ferramentas específicas para medir o desgaste das correntes, que
determinam rápida e facilmente se a corrente está desgastada.
Tabela de conversão
Símbolo de polegada "
Símbolo de milímetro mm
1 polegada 25,4 mm
½ polegada 12,7 mm
1/8 polegada 3,18 mm
1/16 polegada 1,58 mm
Por que devo trocar a corrente?
O desgaste das correntes é particularmente
importante para bicicletas com passador traseiro. Desgaste excessivo resulta em
troca de marcha de má qualidade e corrente desgastada aumenta o desgaste das
engrenagens o que deixa a troca ainda pior.
Em bicicletas sem marcha, roda fixa e cubo de
marchas o desgaste da corrente pode ser ignorado por um tempo maior. Em
primeiro lugar, você pode usar correntes mais grossas e mais baratas. A
performance dos passadores traseiros não é um problema, portanto engrenagens
desgastadas não são um problemamuito grande. Quando os dentes da engrenagem
começam a ficar com aparência
afinada como da engrenagem abaixo, ai já passou da hora de trocar sua corrente
e engrenagem.
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