sábado, 3 de setembro de 2011

Massagem Desportiva


Massagem desportiva

Algumas vezes, o ciclista se submete a situações extremas de estresse em treinos e competições e assim, a massagem é um recurso que permite recuperação ráida para a repetição do esforço no dia seguinte.
Esta deve ser aplicada com a finalidade de relaxamento ou associada a fisioterapia. Também pode ser utilizada a água para banhos e saunda, com o objetivo de ativar a circulação sanguínea, equilibrando o metabolismo. Deve-se ressaltar que a massagem  possui diversas aplicações para diferentes finalidades como estética, relaxante, terapêutica e a desportiva. 
Vamos falar aqui da massagem desportiva que é utilizada tanto na preparação para melhora do rendimento quanto na recuperação após o esforço. De qualquer forma, existem técnicas diferentes de manipulação que ativarão a corrente sanguínea. Esse processo acelera a remoção das toxinas musculares além de auxiliar para sua melhor nutrição. De modo geral, podemos dizer que a massagem proporciona benefícios estimulantes ao organismo do ciclista, além de auxiliar na eliminação da fadiga e na adaptação a esforços extremos e proporcionar relaxamento muscular.
No ciclista, há uma atenção maior nas pernas, responsáveis por grande parte do esforço, além de outras áreas que também atua, passivamente ou indiretamente, na sustentação da postura como braços, costas, etc.
As que irão estimular e tonificar os grandes grupos musculares, podem ser aplicadas na véspera da competição, com técnicas de fricção e percussão. A manipulação deve seguir do sentido distal para o proximal (da parte mais longe para a direção do coração) A sessão deve iniciar sobre a parte anterior do corpo, terminando sobre a parte posterior. A duração da sessão da massagem dependerá de diversos aspectos, como a condição física do ciclista e suas características morfológicas, além do tipo de competição e do clima do lugar; tendo-se uma estimativa de tempo de 30 minutos.

Dinara Lima Cref 1747/G-AM

Um comentário:

  1. Essa massagem deve deveras é restauradora e merecedora, pois a atividade ciclística é muito desgastante para o músculo e nervos.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.