quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Especial MTB #2 - 10 Motivos para experimentar

1 - RAPIDEZ MENTAL - Trilhas com single tracks (onde passa uma bike por vez) e grandes variações de relevo em alguns trechos exigem que o ciclista fique atento o tempo inteiro e esteja pronto para uma mudança de marchas. Essa preparação mental e rapidez na hora de mudar as marchas é outra característica que pode ser levada à estrada.



Grupo Jungle Bike. - Alexandre Júlio. Foto: Juliano Macanoni

Grupo Jungle Bike - Emerson Miranda. Foto: Nildo Silva

2  -  VELOCIDADE DE PERNA - Treinar MTB traz ao ciclista uma grande variabilidade de cadência. Com isso, o sistema neuromuscular é estimulado a enviar informações sobre as diferentes velocidades de perna ou tipo de esforço que o músculo precisa fazer, ou seja, a adaptação ao esforço em cada trecho torna-se mais fácil.

3 - EFICIÊNCIA NO PEDAL - As exigências da modalidade fazem o ciclista ser mais eficiente.
Trilha do Janauari - Amazonas. Foto: Nildo Silva Grupo Jungle Bike


4 - FORÇA MUSCULAR - No ciclismo de estrada, os membros superiores do corpo são menos robustos, o que contribui para melhorar a aerodinâmica e diminuir a resistência do ar. Ao mesmo tempo, um ciclista com pouca força fica mais sujeito a quebrar ossos como clavícula ou costelas com qualquer tombo. Com a MTB utilizam-se mais os braços e ombros com os constantes movimentos da parte de cima do corpo, e isso ajuda a fortalecer a região. 
O MTB requer mais habilidades nas descidas e também exige mais dos membros superiores. Grupo Jungle Bike. Na foto: Juliano Macanoni

5 - METABOLISMO ADAPTADO - Fisiologicamente as variações proporcionadas pelo MTB (desce, sobe, pedala reto, etc), ajudam a acostumar com as trocas de marcha e aceleração nas subidas, com as diferentes inclinações e intensidades, e nas descidas e planos. Assim, o metabolismo acelera e desacelera em cada situação. O atleta de MTB melhora a explosão, a força e ganha resistência.

Grupo Jungle Bike

6 - VARIAÇÃO NO POSICIONAMENTO - A postura na bicicleta de estrada é diferente da MTB. Essa mudança no posicionamento da parte de cima do corpo pode ajudar a diminuir o impacto nas costas de um atleta que por exemplo, tenha hérnia de disco. Ficar somente em uma posição, alguns músculos podem ficar fortalecidos e outros não, deixando a musculatura desajustada. A bike de MTB é muito aconselhada para o fortalecimento na fase de transição entre as temporadas. Na busca por exercícios alternativos e complementares, a MTB contribuiu para o fortalecimento, das regiões  lombar e abdominal, e para o equilíbrio da musculatura pois são utilizadas diferentes fibras musculares (célula muscular ou miócito).

Serra de Parintins, essa foto mostra a divisa do Estado do Amazonas com o Estado do Pará, o chão de piçarra vermelha é o lado pertencente ao Amazonas e o chão de areia mais branca-cinzenta é o  lado do Pará Descrição e  Foto: Nildo Silva

7 - SEGURANÇA - Devido ao trânsito perigoso em rodovias e riscos de atropelamento, a MTB é mais segura que a estrada, pois na trilha não estás prestando atenção em carros e assim o ciclista fica mais focado no pedal.


8 - TREINO DIFERENTE - Com a utilização de vários terrenos e de lindas paisagens, a mtb é uma forma de variar o treinamento bem como aliviar o estresse.


9 -  DOMÍNIO DA BIKE - Os terrenos acidentados favorecem ao ciclista de mtb um controle da bike em diversas situações.

10 - MAIS SEGURANÇA NAS DESCIDAS E  CURVAS - A MTB exige habilidade para fazer curvas e usar muito bem os freios. Não necessariamente isto quer dizer que apenas treinando descidas e curvas na MTB será suficiente  para fazer a diferença para o ciclista. É importante treinar descidas fortes e curvas também na estrada, já que cada bike tem suas particularidades



Fonte: VO2 MAX . Fotos: Nildo Silva e Juliano Macanoni - Jungle Bike

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.