domingo, 20 de novembro de 2011

SUBSTITUINDO O RAIO DA BICICLETA


Um raio de roda quebrado ou torto pode causar mais problemas à sua bicicleta, mas é fácil substituí-lo.
Ferramentas: chave de boca ajustável, duas alavancas de desmontagem de pneus, cortador de fios, chave de raio de bicicleta, bomba de encher pneu de bicicleta.
Materiais: raio sobressalente.
Tempo: cerca de 1/2 hora. Vire a bicicleta com as rodas para cima e prenda-a firmemente. Usando uma chave de boca ajustável, afrouxe as porcas que mantêm a roda no lugar; remova a roda. Deixe que o ar saia do pneu. Remova o pneu da roda com as mãos, se possível; ou use alavancas de remoção de pneus para passar o pneu sobre o aro. Começando por um raio, insira cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de remoção de pneus entre o aro e o pneu. Mantendo essa extremidade no lugar, puxe a extremidade com fenda para baixo e por trás do raio, e encaixe a fenda sobre o raio. Insira uma segunda alavanca no raio seguinte; repita, movendo as alavancas alternadamente ao redor do aro até que consiga retirar o pneu manualmente. Depois remova o pneu e a câmara.
Insira a cabeça do raio no cubo;

insira a extremidade com rosca através do

aro da roda e parafuse a ponta do raio

Assim que o pneu tiver sido removido, você estará pronto para substituir o raio danificado. Na maioria das bicicletas, as cabeças dos bicos que mantêm os raios da roda no lugar são cobertas por um grande aro de borracha. Puxe esse aro e remova-o. Se o raio quebrado tiver caído da roda, examine-a para encontrar o orifício vazio onde será inserido o novo raio. Se o raio antigo ainda estiver na roda, corte-o em ambas as extremidades com cortadores de arame. Remova as partes do raio antigo deixadas no aro da roda ou no cubo. O novo raio deve ser exatamente do mesmo comprimento e diâmetro do antigo. Para se certificar de obter o tamanho correto, leve a roda inteira à bicicletaria ou remova um raio intacto do mesmo lado para comparação. Não aceite nenhuma diferença no comprimento ou diâmetro. Para fazer o reparo, insira a cabeça do raio e a extremidade sem o bico no orifício vazio do cubo. A cabeça do raio deve se curvar para fora do cubo. Você pode ter de dobrar ligeiramente o raio para posicioná-lo, mas não dobre demais. Quando o raio estiver posicionado, insira o bico através do orifício no aro da roda e passe-o cuidadosamente até a extremidade do raio. Aperte manualmente o bico; não use a chave de raio ainda.
 Recoloque o aro da roda no garfo do quadro da bicicleta; aperte as porcas da roda. Gire o aro firmemente com a mão. Veja se a roda não oscila ao girar. A roda provavelmente estará entortada para fora no lado onde o novo raio foi instalado. Pare a roda e aperte ligeiramente o novo raio com a chave de raio, depois gire novamente a roda e confira novamente o alinhamento.
Aperte ou afrouxe o novo raio 

para alinhar a roda adequadamente; 

ela deve girar livremente sem oscilar

Repita, apertando o bico do novo raio, até que a roda gire livremente sem oscilar. Se a oscilação persistir após ter apertado o bico do novo raio duas ou três voltas completas, afrouxe os raios do lado oposto do novo raio para corrigir o alinhamento. Após alinhar o pneu, confira se o novo raio não apresenta uma protuberância no bico na extremidade do aro. Se necessário, limpe-o. Finalmente, recoloque o anel de borracha sobre os bicos dos raios, recoloque a câmara e o pneu, e encha o pneu com a bomba.

Fonte: HowStuffsWorks


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.