Um
raio de roda quebrado ou torto pode causar mais problemas à sua bicicleta, mas
é fácil substituí-lo.
Ferramentas: chave
de boca ajustável, duas alavancas de desmontagem de pneus, cortador de fios,
chave de raio de bicicleta, bomba de encher pneu de bicicleta.
Materiais: raio
sobressalente.
Tempo: cerca
de 1/2 hora. Vire a bicicleta com as rodas para
cima e prenda-a firmemente. Usando uma chave de boca ajustável, afrouxe as
porcas que mantêm a roda no lugar; remova a roda. Deixe que o ar saia do pneu.
Remova o pneu da roda com as mãos, se possível; ou use alavancas de remoção de
pneus para passar o pneu sobre o aro. Começando por um raio, insira
cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de remoção de pneus entre o
aro e o pneu. Mantendo essa extremidade no lugar, puxe a extremidade com fenda
para baixo e por trás do raio, e encaixe a fenda sobre o raio. Insira uma
segunda alavanca no raio seguinte; repita, movendo as alavancas alternadamente
ao redor do aro até que consiga retirar o pneu manualmente. Depois remova o
pneu e a câmara.
Insira a cabeça do raio no cubo;
insira a extremidade com rosca através do
aro da roda e parafuse a ponta do raio
|
Assim que o
pneu tiver sido removido, você estará pronto para substituir o raio danificado.
Na maioria das bicicletas, as cabeças dos bicos que mantêm os raios da roda no
lugar são cobertas por um grande aro de borracha. Puxe esse aro e remova-o. Se
o raio quebrado tiver caído da roda, examine-a para encontrar o orifício vazio
onde será inserido o novo raio. Se o raio antigo ainda estiver na roda, corte-o
em ambas as extremidades com cortadores de arame. Remova as partes do raio
antigo deixadas no aro da roda ou no cubo. O novo raio deve ser exatamente
do mesmo comprimento e diâmetro do antigo. Para se certificar de obter o
tamanho correto, leve a roda inteira à bicicletaria ou remova um raio intacto
do mesmo lado para comparação. Não aceite nenhuma diferença no comprimento ou
diâmetro. Para fazer o reparo, insira a cabeça do raio e a extremidade sem
o bico no orifício vazio do cubo. A cabeça do raio deve se curvar para fora do
cubo. Você pode ter de dobrar ligeiramente o raio para posicioná-lo, mas não
dobre demais. Quando o raio estiver posicionado, insira o bico através do
orifício no aro da roda e passe-o cuidadosamente até a extremidade do raio.
Aperte manualmente o bico; não use a chave de raio ainda.
Recoloque o aro da roda no garfo do quadro da bicicleta; aperte as
porcas da roda. Gire o aro firmemente com a mão. Veja se a roda não oscila ao
girar. A roda provavelmente estará entortada para fora no lado onde o novo raio
foi instalado. Pare a roda e aperte ligeiramente o novo raio com a chave de
raio, depois gire novamente a roda e confira novamente o alinhamento.
Aperte ou afrouxe o novo raio
para alinhar a roda adequadamente;
ela deve girar livremente sem oscilar
|
Repita,
apertando o bico do novo raio, até que a roda gire livremente sem oscilar. Se a
oscilação persistir após ter apertado o bico do novo raio duas ou três voltas
completas, afrouxe os raios do lado oposto do novo raio para corrigir o
alinhamento. Após alinhar o pneu, confira se o novo raio não apresenta uma
protuberância no bico na extremidade do aro. Se necessário, limpe-o.
Finalmente, recoloque o anel de borracha sobre os bicos dos raios, recoloque a
câmara e o pneu, e encha o pneu com a bomba.
Fonte: HowStuffsWorks
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.