terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bicicleta e a ergonomia #1 - Tamanho do Quadro SPEED/ROAD

 Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Com a bicicleta não é diferente. A posição na bicicleta obedece à várias necessidades diferentes e conflitantes, dependendo de cada situação. A posição ideal é uma quando se procura maximizar a força muscular e a eficiência aeróbica e outra quando se procura conforto e evitar lesões.
Para Baker (1998), A ordem em que os ajustes devem ser feitos é importante – algumas medidas dependem de outras. A ordem sugerida aqui é a que melhor funciona para a maioria dos atletas.
TAMANHO DO QUADRO - SPEED/ROAD
Deve-se medir do interior das pernas, onde se senta no selim, até os pés e multiplicar por 0,65 cm. Esta fórmula foi desenvolvida pelo suiço Wilfried Hüggi. O resultado é o ponto de partida para o tamanho do quadro necessário. Acha-se esta medida ao ficar em pé de costas à uma parede e com um livro firmemente posicionado na região perineal, mede-se a distância do livro ao chão e chegasse ao número final.

Como medir o tamanho de seu cavalo:
Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo (veja a ilustração abaixo) na parede e meça a altura (com uma fita métrica).

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Por exemplo: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54.
No Brasil é difícil encontrar quadros com numeração ímpar, o jeito é ter um tamanho de quadro aproximado. Arredonde esse valor para menor para uma bike mais ágil, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável.

Obs: Cavalo: mesmo que quadril
Fonte: Linhares, Ricardo.  O conforto da bicicleta de estrada em competições de longa
distância: uma abordagem ergonômica. Dissertação de Doutorado. Puc Rio. Maio, 2006.



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