quinta-feira, 28 de julho de 2011

Calibragem dos pneus


Muitos motoristas não se conformam em ver que um pneu de bicicleta suporta 80 libras enquanto o carro dele suporta apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.
Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.
A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.
“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”
A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.
Alguns compresores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.
A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos.
Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.