quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Contribuições energéticas


            A fonte imediata de energia para a contração muscular é a ATP. Não é a única mas é a mais importante. Quando esta molécula é quebrada, libera-se energia para a contração muscular. O estoque de ATP no músculo é muito pequeno, cerca de 3 segundos de contração muscular. Para suprir a demanda metabólica de energia, existem três vias metabólicas para a ressíntese de ATP, as quais atuam simultaneamente. São estas:
Molécula de ATP
1 - Sistema ATP-CP ou anaeróbio alático – Uma energia muito grande porém é limitada a cerca de 10 s. Acontece em desportos de curta duração como o ciclismo e aqueles que pedem sprints finais;
2 - Glicólise anaeróbica ou aneróbica lática – Fornece energia após 10 segundos até, aproximadamente 3 minutos. Acontece em atividades de período curto e de média duração como algumas provas de ciclismo de pista. O “combustível” utilizado por este sistema é o carboidrato, armazenado na forma de glicogênio no fígado e nos músculos.

3 - Metabolismo aeróbico ou oxidante -  Fornece grande quantidade de energia, mas em velocidade baixa se comparado a outras vias  energéticas. Este metabolismo ocorre por reações químicas até que forme ATP e assim, é mais lento. A via aeróbia atua após 1,5 min de atividade. Os esportes com predominância do sistema aeróbico são os de longa duração como ciclismo de estrada. O “combustível” utilizado  são, principalmente, a gordura e glicogênio, isso, logicamente, dependendo da intensidade do trabalho realizado.


 Dinara  Souza Lima CREF 1747 G/AM



Fonte: JUNIOR, Tácito Pessoa de Souza e PEREIRA, Benedito. Metabolismo Celular e Exercício Físico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.