sábado, 17 de setembro de 2011

Entendendo as categorias e modalidades - MTB


União Ciclística Internacional (UCI) é uma associação internacional das Federações ciclísticas nacionais, sem fins lucrativos. A sede da UCI situa-se em Aigle, Suíça. 
A UCI emite licenças para os corredores competirem, e reforça regras de disciplina, como por exemplo sobre o doping. Também administra as classificações de corridas e os pontos para a classificação em várias modalidades.
A UCI divide o mundo bike em categorias e dentro das categorias estão as diversas modalidades.

Mountain biking - Literalmente, ciclismo de montanha. É praticado em terra, trilhas de montanhas ou parques. Exige resistência, destreza, força e autosuficiência.
MODALIDADES DE MOUNTAIN BIKING:
Cross-country

1 - Cross-Country - É a forma mais popular de mountain biking, também chamada de XC. São corridas em circuito de 5km a 9 km por volta, tendo terreno variado com subidas e descidas. A duração de prova é entre uma e duas horas e meia, dependendo do número de voltas, nível de dificuldade da prova. É uma modalidade reconhecida olimpicamente.
Donwhill
2 - Downhill - São apenas descidas, sendo que o ciclista desce um de cada vez. Ganha quem desce no menor tempo. As pistas possuem dificuldades como a inclinação, pedras, saltos, troncos, raízes e outros obstáculos. As pistas são curtas com 4 km aproximadamente. A bicicleta precisa ter duas suspensões, pneus grossos e freios a disco.

Dual Slamon

3 - Dual Slalom -  Dois competidores disputam ao mesmo tempo em pistas paralelas e quase idênticas, com descida, obstáculos como saltos e curvas fechadas. Esta modalidade evoluiu para o 4X (four cross).

Freeride
4 - Freeride - É uma modalidade com elementos de downhill, mas o critério não é descer rápido mas sim a execução dos saltos, onde os obstáculos podem ser artificiais ou naturais. A versão urbana chama-se Urban Assalt.







5 - Bike Trial - Aqui o competidor deverá passar por obstáculos grandes como latões de lixo, mesas de camping, troncos, cavaletes, pedras e até carros. O que vale aqui é a precisão, pois o terreno não possui inclinação e a bike possui uma marcha, sem suspensões. Ganha o competidor que menos encostar o pé no chão e fizer o percurso em menos tempo.
Uphill


6 - Uphill - O competidor faz um percurso de subida. Exige bikes leves.




4X
















7 - 4X
 (Four Cross) - Os obstáculos são derivados do BMX e do Dual Slalom, onde os competidores descem ao mesmo tempo de um terreno inclinado.
8 - Maratona - Derivação do cross-country porém os circuitos são maiores entre 60 km  e 120 km. Prova de mais resistência do que técnica.

9 - Cicloturismo - Consiste em viajar de bicicleta. Não caracteriza-se por competição  e prioriza-se a saúde, a convivência e o limite de cada um.



Dinara Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.