sábado, 17 de setembro de 2011

Entendendo categorias e modalidades - Provas de Estradas

Recife Speed Bike

União Ciclística Internacional (UCI) é uma associação internacional das Federações ciclísticas nacionais, sem fins lucrativos. A sede da UCI situa-se em  Aigle, Suíça.
A UCI emite licenças para os corredores competirem, e reforça regras de disciplina, como por exemplo sobre o doping. Também administra as classificações de corridas e os pontos para a classificação em várias modalidades, incluindo mountain bike, ciclismo de estrada e BMX, ambos para homens e mulheres, amadores e profissionais. Também organiza campeonatos mundiais — em que países diferentes competem ao invés das equipes comerciais — em várias categorias e diferentes modalidades. Os vencedores dessas competições têm o direito de vestir uma camisa especial com um arco-íris no ano seguinte, e de vestir uma camisa também com um arco-íris nas mangas e na gola durante o resto da carreira.

Prova em Estradas – Ciclismo disputado em estradas e conhecido também como Speed. As modalidades das provas em estradas são:



1 – Provas de um dia – Acontecem num único dia, em equipes, percorrendo distâncias de 280 km.
2 – Provas individuais (contra-relógio) – Modalidade olímpica onde os competidores percorrem distâncias que variam de 15 km a 80 km. Os ciclistas largam um de cada vez, sem formação de pelotão, e o vencedor é aquele que fizer o percurso no menor tempo.
3 – Provas por equipes (contra-relógio) – Os ciclistas percorrem distâncias de até 100 km, agrupados por equipe. Todos de uma mesma equipe largam ao mesmo tempo.
4 – Provas por etapas – Em várias etapas em dias consecutivos. Os tempos dos competidores são somados e quem fizer o percurso no menor tempo é o vencedor.
5 – Ultramaratona – Prova em etapa única, que cobre longas distâncias, e geralmente tem duração de vários dias.




Dinara Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.