domingo, 18 de setembro de 2011

Entendendo Categorias e Modalidades - Prova em Pistas


União Ciclística Internacional (UCI) é uma associação internacional das Federações ciclísticas nacionais, sem fins lucrativos. A sede da UCI situa-se em  Aigle, Suíça.
A UCI emite licenças para os corredores competirem, e reforça regras de disciplina, como por exemplo sobre o doping. Também administra as classificações de corridas e os pontos para a classificação em várias modalidades, incluindo mountain bike, ciclismo de estrada e BMX, ambos para homens e mulheres, amadores e profissionais. Também organiza campeonatos mundiais — em que países diferentes competem ao invés das equipes comerciais — em várias categorias e diferentes modalidades. Os vencedores dessas competições têm o direito de vestir uma camisa especial com um arco-íris no ano seguinte, e de vestir uma camisa também com um arco-íris nas mangas e na gola durante o resto da carreira.


Prova em Pistas - Ciclismo praticado em pistas projetadas, os velódromos. Eis as modalidades  das provas em pistas, segundo a UCI:

1 - Contra-Relógio - Existem vários estilos com duração de 1 km, 500m e 200 m. É individual onde o competidor tenta marcar o melhor tempo para a distância estabelecida.
Contra-relógio


2 - Perseguição por equipes - Disputa entre duas equipes, com quatro componentes, que partem de pontos opostos e percorrem a distância de 4km.
Perseguição por equipes: onde o ataque é a melhor defesa


3 - Perseguição Individual - Também disputada por duas equipes, mas apenas dois competidores percorrem uma distância que varia de 2 a 4 km.

4 - Sprint Olímpico - Semelhante à perseguição por equipes, disputada por equipes de 3 corredores.

Sprint Olímpico
5 -  Madison - É em revezamento entre equipes de 2 ou 3 ciclistas. Apenas um dos competidores de cada equipe pode estar na pista de cada vez. O objetivo de cada equipe é dar o máximo de voltas possíveis no tempo determinado para a prova. Assista o vídeo  da 2005 UCI Track Cycling World Championships Men's Madison :





6 -  Keirin - Aqui, 6 a 9 ciclistas participam ao mesmo tempo. Na largada eles seguem um veículo guia sem poder ultrapassá-lo até 700 metros da linha de chegada, onde começa o sprint e vence quem chegar primeiro. A distância percorrida é de aproximadamente 2 km, sendo uma prova de explosão. Assista o final do campeonato de Keirin no Japão (Japanese Championship Keirin Final):



7 - Scratch - Prova individual limitada a 24 competidores, que parte ao mesmo tempo com o intuito de chegar em primeiro. Duração da prova de 15 a 20 km.

8 - Corrida por pontos - Diversos ciclistas largam juntos para percorrer de 120 a 160 voltas. De 10 em 10 voltas são feitos sprints que valem pontos. Vence quem conseguir somar mais pontos até o final.

9 - Tandem - É uma modalidade paraolímpica. Utiliza bicicleta tandem, que é para dois ciclistas, e o condutor da frente possui visão normal, sendo este que dirige, pedala e faz as passagens da marcha; na parte de trás, vai o ciclista paraolímpico, que somente pedala. Esta bicicleta não é somente usada por paraolímpicos.

Tandem
Dinara Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.