quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ciclismo de Pista #1

 As bicicletas utilizadas em velódromos - as pisteiras - têm características bem diferentes das bikes de ciclismo de estrada. Uma delas é o pinhão traseiro fixo, isto é, as alavancas do pedivela giram juntamente com as rodas. Não há descanso quando se pedala uma bicicleta de pista. Outra diferença é que ela não possui freios. Para frear, o ciclista aplica uma força giratória ao contrário, pedalando para trás. A corrente é mais grossa e o uso de blocagens é vetado. As rodas são fixadas com porcas de 15mm e a gancheira traseira tem a abertura voltada para trás. Em competições oficiais, o pedal deve ter travas suplementares que passam sobre a sapatilha. 
Os pneus, no geral, são tubulares, que não murcham imediatamente em caso de furo e torna assim fácil  o controle da mesma nesta situação.
Pedalar uma bike de pinhão fixo é o melhor educativo para a pedalada. Na bicicleta fixa, o ciclista faz o exercício nos 360º do ciclo da pedalada e traciona 100% ao mesmo tempo. Outra vantagem é  o desenvolvimento da potência, tanto pela aplicação da força como pela velocidade.
O sistema cardiorespiratório trabalho todo o tempo, já que é impossível para de pedalar de forma fixa. No velódromo, o exercício é perfeito, pois não há subidas nem descidas e o atleta pode trabalhar numa faixa de frequência pré-determinada.
Rodando num velódromo, as variáveis cadência, FC e velocidade são totalmente controladas durante o treino, especialmente nos treinos intervalados.

Velódromo no Rio de Janeiro
MODALIDADES - As provas de velódromo são: Scrath, Corrida por pontos, Keirin, Madison, Velocidade, Velocidade Olímpica, Contra o relógio, Perseguição, Perseguição por equipes, Quilômetro contra o  relógio.






Fonte: Bike action; www.rodafixa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.