sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ciclismo de Pista # 2


As modalidades do Ciclismo de Pista são:


1 - Scracth - Prova de largada conjunta e o objetivo é chegar em primeiro em um número determinado de voltas.

2 - Corrida por pontos -  É a mais longa do ciclismo de pista com distância de 25 km no feminino e  40 km no masculino. A cada sprint de dez voltas, os quatro melhores posicionados recebem uma pontuação, que dobra no último sprint. O vencedor é o ciclista que somar mais pontos. É individual.

3 - Keirim - Disputada em oito voltas. Nas primeiras cinco voltas e meia, os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada. Ela dita o ritmo do percurso até a velocidade chegar a 45 km/h e quando a mota sai da pista, os ciclistas darão o máximo nas duas últimas voltas restantes.

4 - Madison - Composta por várias equipes, de dois ciclistas cada. É de revezamento mas apenas um de cada vez está envolvido na corrida, percorrendo o mais rápido possível a parte baixa do velódromo. A torca de ciclista é chamada de "Câmbio". O ciclista que estive na parte de baixo torca de posição com o parceiro para que este prossiga pedalando. A cada volta completada, a dupla pontua vinte pontos onde a prova tem duração de 30 minutos ou uma hora e o vencedor é quem copletar o maior número de voltas. Em caso de empate, o vencedor será a equipe que somou mais pontos.

5 - Velocidade - Pedalando lentamente nos 800 metros iniciais a fim de evitar ficar à frente do adversário, para que não se dê a vantagem do vácuo. O percurso total é de 1000 metros e somente os 200 metros restantes são cronometrados. Dois atletas competem um contra o outro sendo percorrida em três voltas e é eliminatória.

6 - Velocidade Olímpica - Disputada por equipes com três ciclistas que largam em posições opostas na pista. Na primeira volta, a disputa é liderada por um ciclista, que sai da disputa quando a volta é completada. Na segunda volta, o segundo competidor assume a liderança e sai da disputa na conclusão do término do percurso. Na última volta, o terceiro competidor completa a prova. Os pontos dos três ciclistas são somados para definir a equipe campeã. Disputada apenas por homens.

7 - Contra o relógio - O ciclista larga sozinho na pista para percorrer mil metros. Mulheres correm 500 metros. Cada competidor larga em intervalos de 90 segundos.

8 - Perseguição - Em posições opostas no velódromo, os ciclistas largam no velódromo onde o atleta que  ultrapassar primeiro o adversário por primeiro vence a prova. Se a ultrapassagem não acontecer, o vencedor é aquele que completar o percurso da prova em menos tempo. A distância percorrida é 4 mil metros para homens e 3 mil para mulheres. As provas são disputadas individualmente e por equipes .


9 - Perseguição por equipes - Disputada por  componentes, que completam 14 votas. Vence a equipe que terminar primeiro a distância com três ciclistas ou aquela que ultrapassar o terceiro ciclista adversário.


10 - Quilômetro contra o relógio - Disputa individual que consiste numa corrida contra o relógio entre alinha de partida e a de chegada. Os cilistas partem em intervalos de um minuto. são mil metros para os homens e 500 metros para as mulheres.


Fonte: Bike action; www.rodafixa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.