terça-feira, 22 de novembro de 2011

Clima Instável - Manutenção da bike



Ultimamente, Manaus está sendo acometida por períodos instáveis onde não se pode mais prever o velho bordão de seis meses de verão e seis meses de chuva. As estações estão indefinidas, onde o inverno começa mais cedo. Saímos com um céu  lindo, e, de repente, somos surpreendidos por uma chuva. Com tanta instabilidade climática que acomete nossa região, eis algumas dicas para a manutenção de sua bike. Estas dicas não ficam apenas para questões climática mas também para 
aqueles que se aventuram em trilhas e que podem seguir estas recomendações.

Após o pedal, a primeira coisa a ser feita é lavar bem a sua bike. Retire o excesso de lama com água corrente. Os componentes da relação como catraca, corrente e coroas devem ser lavados e escovados com querosene. Para isso, utilize uma escova própria (encontrada em bicicletarias), como uma escova de dente velha. O quadro e suspensão devem ser lavados com uma esponja (macia para não gerar riscos), sabão e água.
Enxugue bem a bike com um pano macio. Atente para os componentes mais afetados pela lama:


Cabos e conduítes

Com a chuva, os cabos podem enferrujar. Para evitar isso, você precisa secá-los e lubrificá-los. Solte os cabos. Os cabos de freio você consegue soltar abrindo os V-brakes. Puxe o conduíte para cima e aplique no cabo um óleo spray desingripante (WD-40), passe um pano para retira o excesso e aplique uma graxa própria para bicicletas.

Faça o mesmo com os cabos dos câmbios dianteiro e traseiro. Para isso posicione o câmbio traseiro na menor catraca, deixando o cabo frouxo. Puxe o conduíte e aplique o desingripante e a graxa. Monte novamente os cabos e conduítes. Aperte os manetes de freio da sua bicicleta várias vezes para espalhar bem o óleo e a graxa. Se você não possui uma graxa adequada, em uma emergência pode-se usar apenas o desingripante.

Corrente
Após lavar a sua corrente, seque-a bem e aplique um óleo spray desingripante (WD-40). Isso repele a umidade e evita que a corrente enferruje. Após esse desingripante aplique um óleo, de preferência um específico para bicicleta como “finish line”.


Cubos, movimento central e caixa de direção

Também são afetados pela chuva mas não tão intensamente, a não ser que você entre num rio com a sua bike. Para esses componentes, sugerimos que  procures um mecânico especializado, pois cada cubo tem um mecanismo específico, alguns são rolamentados e você precisará de ferramentas específicas para desmontá-los, o mesmo pode ser dito para caixa de direção e movimento central. Se você pedala bastante em condições de chuva e lama, recomendamos pelo menos uma revisão geral por mês. Entretanto, tomando esses pequenos cuidados com a manutenção e não percebendo maiores problemas com seus cubos, movimento central e caixa de direção, o prazo entre as revisões pode ser estendido.
Trilhas, impossível não sujar a bike. Foto: Cléia Silva


Dica: Se você chega exausto do pedal e não tem pique para fazer toda essa manutenção da bike no mesmo dia, pelo menos jogue uma água na bike para retirar o excesso de lama e passe um lubrificante spray na corrente e câmbios dianteiro e traseiro. Isso evita que os componentes enferrujem de um dia para o outro.














Fonte: Vo2Max

Um comentário:

  1. Minha bike sempre volta mega cheia de lama e barro das trilhas.
    Parabéns pela postagem Dinara.
    Olhaaa a minha caloi ali atrás.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.