quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SUPERANDO QUALQUER SUBIDA SEM DESPERDIÇAR ENERGIA



Todo mundo que começa a prática do ciclismo, seja este, qualquer modalidade, tem receio das subidas. Em vista disso, estamos aqui para comentar alguns pontos que podem ajudá-lo a superar este obstáculo.

Ciclistas na AM 010 Foto: Dinara Lima



COMECE... MAS COMECE DEVAGAR

Pratique sua cadência durante os treinamentos até encontrar aquela em que você se sinta melhor e com a qual você  sustente a velocidade. Considere que nas duas há desgaste físico, mas não pode haver perda de energia.

CÂMBIO PARA INICIANTES

Desça duas marchas, suba uma marcha. Subir a marcha significa pedalar girando mais e descer a marcha reduz a cadência e exige mais força.


SUBIDAS LEVES

Comece a ascensão com baixa inclinação na mesma marcha e cadência com que você estava quando no plano. Só suba uma relação do seu cassete assim que não  conseguir mais manter o giro.
Sua postura na bike deve ser a mesma quando no plano – mãos avançadas no guidão e o corpo projetado à frente.
Procure entrar neste trajeto com a coroa pequena, para não perder  terreno trocando de marcha. Há relações  tanto com a coroa maior quanto com a menor que desenvolvem as mesmas velocidades, com a mesma cadência e sem correr o risco de cair a corrente.
Enquanto isso, o  batimento cardíaco subirá um pouco, só!


SUBIDA CURTA E ÍNGREME
Inicie a subida com a mesma marcha em que estava anteriormente, mas a inclinação exigirá que troques de marcha rapidamente para manter a cadência mais forte.
Se agüentar, pedale o tempo todo em pé e atacando (sprintando), mas sem acabar com toda a força. Nesses trechos, apesar de curtos, ganhasse bastante tempo. Faça as subidas de maneira forte e mantenha um bom passo logo após atingir o topo, sem deixar o ritmo cair, mesmo nas descidas. Assim, confirmas o ataque e não joga fora o esforço feito escalando. Não esqueça de girar as pernas mesmo nas descidas pois o músculo perde o estímulo.
Ciclista na Serra de Tepeken - Roraima . Junho de 2011. Foto : Dinara  Lima




SUBIDAS LONGAS

Utilize uma cadência em que você suporte todo o período, sem se cansar muito e com uma reserva para enfrentar os trechos no final.

Fique sentado o maior tempo possível, exceto em momento de aceleração (eu chamo de ataque) – pedalar em pé consome mais energia. Mantenha o tronco e os braços relaxados.

Monitorar o batimento cardíaco durante uma subida é importante, principalmente longas subidas. Se o batimento cair é hora de aumentar um pouco o ritmo.




Ciclistas subindo o KM 27 da AM 010  Foto: Dinara Lima

CADA UM TEM SEU CADA QUAL

Fique atento na sua marcha. Utilizar uma relação  errada vai fazer você perder desempenho. Existem ciclistas que gostam de pedalar mais “travado” e outros de aumentar o giro e manter o passo.

Fonte: VO2Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.