terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESPECIAL PNEUS #3 - Aplicações

Existem várias marcas no mercado e para um entendimento geral, veremos as noções básicas sobre o desempenho nas curvas, subidas e frenagens. Para realizar curvas seguras e em velocidade, a situação exige pneus mais arrendondados, são mais previsíveis para deitar a bike, já que a transição do pneu do centro para a lateral fica mais natural. Nas subidas, o uso de pneus com formato semiquadrados e quadrados é mais indicado pela ótima tração dos modelos, além de ajudar nas descidas na hora de frear, principalmente quando esses pneus forem utilizados na traseira. Para determinar o pneu apropriado, é preciso levar em conta a modalidade praticada: MTB, Estrada ou BMX.


MTB - No MTB, que vale para o cross country, maratona, freeride e downhill (veja em Marcadores - Categorias e Modalidades) é o uso do pneu dianteiro com desenhos direcionais, ou seja, cravos alinhados que priorizam as curvas. No pneu traseiro dê mais preferência aos desenhos com cravos no centro, para garantir melhor tração. Em terrenos secos, o ideal é usar pneus com cravos mais baixos e unidos. Em um percurso de estrada de terra, recomenda-se os pneus semi-slick (semiliso), para maior desempenho. Já em locais com raízes e pedras soltas, pneus mais largos são o ideal e em situações com lama use pneus com desenhos de cravos altos e espaçados e caso não os tenha, utilize pneus mais finos para facilitar a passagem do barro pelo quadro/garfo. Em terrenos arenosos, pneus largos para não afundar na areia e se possível use com medida acima de 2.0 com ou sem cravos.

No MTB, fique atento para a escolha dos  compostos e dimensões dos pneus, assim como a calibragem ideal indicada pelo fabricante.


Mountain Bike  Cross Country :  Ideal em terreno molhado.

A categoria BMX racing exige pneu dianteiro mais largo e direcionável e um traseiro com cravos mais baixos para diminuir a resistência à rolagem e , assim, aumentar a capacidade de aceleração. BMX street, vertical e flat pedem slick ou semi-slick (liso e semi liso).


ESTRADA - Aqui o desenho do pneu não fará diferença quanto no MTB. Leva-se em conta a calibragem e as dimensões. Quanto mais fino for o pneu, maior a capacidade de aceleração (rendimento). Em treinos ou em  asfalto irregular, prefiro os pneus ligeiramente mais largos (23 a 25mm), pois dão mais estabilidade e suportam melhor as irregularidades do asfalto e assim, furam menos. A grande diferença nos pneus de Estrada estão entre o clincher (com câmara de ar) e o tubular, conhecido como sprinters, bastante popular pois o pneu envolve toda a câmara, formando um tubo fechado sem costura e uma fita colada à abertura. Esse tipo de pneu necessita  de um aro especial para que possam ser colados a ele. A vantagem é o baixo peso e a resistência às altas pressões mas a parte negativa é o conserto quando perfurado.


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