terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESPECIAL PNEUS #2 - Materiais e Tecnologia

MATERIAIS - A parte mais importante é a carcaça ou lona, afinal como dito anteriormente, é a responsável pela estrutura que vai dar forma ao pneu. Atualmente o material mais usado na carcaça é o nylon que se caracteriza pela alta resistência, fácil lavagem e baixa absorção de umidade.


Para facilitar as diferenças básicas, os pneus foram divididos em macios, duros e mistos. 
1 - Pneu macio - representam a aderência máxima e desgastam mais facilmente, sendo usado em competições de alto rendimento;
2 - Pneu duros - Vida útil prolongada. Ideais para cicloturismo porém os cravos tendem a se quebrar com o tempo;
3 - Pneu misto - Possui mais de um composto de borracha. Esse tipo de pneu que combina uma camada macia sobre uma camada dura (dual compound) é oferecida pelos principais fabricantes, resultando em pneus mais macios nas laterais e composto duro ao centro ou vice-versa, de acordo com cada modalidade.


TECNOLOGIA - AFINAL, QUAL A DIFERENÇA DE USAR PNEUS COM CÂMARA E SEM CÂMARA DE AR?


Os com câmara de ar necessitam de mais pressão para que não sofram o snake bike (frizada ou mordida da câmara pelo aro) e não absorvem as deformidades do terreno. Os sem câmara de ar (em inglês tubeless ) já não possuem problemas  com as deformidades do terreno e somente pancadas mais fortes  podem vir a cortar a lateral do pneu, podendo usar menos pressão, fazendo com que estes pneus mantenham uma maior aderência com o solo, dando mais tração à bicicleta. Assista um vídeo da Bike point  sobre pneus :)



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