sábado, 12 de novembro de 2011

Suplementos que ajudam a dieta e a performance

M. Morgan
Alguns nutricionistas como a especialista em dietas esportivas Molly Morgan afirmam que alguns suplementos podem auxiliar seu desempenho. Veja alguns e com a orientação de seu médico e nutricionista, poderá usá-los.




1 - Cálcio - Segundo Morgan, este reduz o risco de *fraturas por estress. O  cálcio exerce papel crucial nas funções nervosa e muscular. Estudos do American Journal of Clinical Nutricion  constatou que pessoas com alta ingestão de cálcio apresentam menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Caso você ingira pelo menos umas quatro porções diárias de lacticínios, provavelmente sua dieta possui cálcio suficiente e caso não costuma inserir esta quantidade, o suplemento pode ser uma boa ideia.
Morgan, recomenda para mulheres: 10000 mg de citrato de cálcio ou carbonato de cálcio diariamente. Mulheres acima de 50 anos a sugestão é de 1200 mg. Para melhorar a absorção, divida a ingestão do suplemento em udas doses, durante as refeições, com algumas horas de intervalo.


C. Forsythe
2 - Óleo de Peixe -  De acordo com a nutricionista Cassandra Forsythe, os ácidos adiposos  do ôemga 3, EPA e DHA, presentes no óleo de peixe, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a reduzir a dor muscular e aumentar a massa corporal magra. A sugestão de consumo, de acordo com Forsythe, encontre um óleo que contenha pelo menos 500 mg de DHA e EPA combinados.




Diane DellaValle - MD, RD, LDM
Ferro - Vital para a produção de hemoglobina, um composto que carrega O2 para os músculos. A nutricionista Diane DellaValle, estudou a função deste mineral no exercício. Segundo DellaValle, o nível baixo de ferro derruba a energia e afeta o desempenho. É raro um homem apresentar deficiência em ferro, mas entre mulheres, as pesquisas revelam que corredoras em fase de pré-menopausa são mais suscetíveis a sofrer com o problema. Mulheres que se sentem cansadas e fracas podem precisar de um suplemento, mas, como altas doses de ferro podem ser prejudiciais e afetar o intestino (intestino preso). Logo, consulte um especialista ou um médico.
Se no exame de sangue constatar a deficiência, recomenda-se tomar  sulfato de ferro. Segundo DellaValle o ferro é absorvido e tolerado pela maioria das pessoas e o ideal é combiná-lo com  alimentos ricos em vitamina C, pois esta vitamina juntamente com o ferro , aumenta a absorção.

4 - Vitamina D - Para o cálcio funcionar , o organismo precisa da vitamina D para absove-lo, vital para a saúde óssea. Graziela Friedler, nutricionista e especialista em fisiologia do exercício da USP, revela que 10 minuto de exposição solar diária garantem as doses necessárias de vitamina D.


5 - Multivitamínicos - Segundo Morgan, se o indivíduo é saudável e ingera alimentos variados não se beneficiará  com o uso destes porém se tem dificuldade e comer alimentos de todos os  grupos, ele pode preencher suas lacunas nutricionais. Além disso, segundo Morgan, os multivitamínicos podem ajudar durante um treinamento pesado, quando a necessidade de alguns nutrientes aumenta.


6 - Proteína do Soro - A proteína do soro  é isolada do leite da vaca, e é rica fonte de todos os aminoácidos necessários para os músculos. Sua maior vantagem com relação a outros suplementos proteicos, como a soja e a caseína, é que ele é absorvida rapidamente pelo organismo. Segundo Forsythe, a proteína do soro é uma opção para a recuperação a pós-corrida. 




Entenda:

* Fraturas por estresse - As fraturas por estresse são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas que, quando ultrapassam a resistência normal, causando  uma alteração fisiológica com o tempo pois vai formando uma "em cima da outra" e então o osso fica com uma deformidade.


Observação - Ao comprar multivitamínicos, certifique-se de que o produto é aprovado pelo Ministério da Saúde (MS) e contém  seu número de registro na embalagem.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.