- A idéia geral sobre a altura do banco é de que quanto mais alta ele está posicionado mais força consegue ser gerada e menor é o esforço aeróbico;
- Quando o selim é ajustado na altura correta, você obterá a potência máxima de suas pernas, minimizando os danos aos joelhos, se o selim estiver muito baixo, você poderá desenvolver problemas nos mesmos, se sua bacia (cavalo) se move de um lado para o outro conforme você pedala, seu selim está muito alto, isto causa esforço desperdiçado e causa muita pressão em sua bacia.
Para fazer o ajuste corretamente, o ideal é que o indivíduo esteja utilizando sapatilhas. Mas caso você não tenha sapatilha, você pode recorrer a estes métodos descritos abaixo:
2 - Com uma fita métrica, meça a distância em centímetros entre o chão e o osso do quadril (bacia); depois, pega-se esse número e subtraia 3 centímetros. Pronto: essa é a altura ideal do selim.
3 - A distância ideal entre a ponta do selim e a caixa de direção (ou seja, o cilindro no qual o guidão da bicicleta vira) deve corresponder à distância entre a ponta do dedo anelar (o dedo dos anéis). Ou seja, o ciclista vai ajustando a altura do selim até que o trecho de braço entre o cotovelo e o dedo anular caiba direitinho entre a ponta do selim e a caixa de direção.
Fonte:
Linhares, Ricardo. O conforto da bicicleta de estrada em competições de longa
distância: uma abordagem ergonômica. Dissertação de Doutorado. Puc Rio. Maio, 2006;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.