Você pode ter ouvido como Bike fit mas também chamamos de ergonomia do ciclista, morfologia do ciclista e até mesmo regulagem da bicicleta.
Nesta série Bicicleta e Ergonomia, existem ajustes que podemos fazer na bicicleta de maneira confortável e assim, evitando dores no pescoço, ombro, joelho, mãos, costas entre outras. É importante regular a bicicleta de acordo com as medidas do seu corpo. Vamos recapitular os outros artigos do Bicicleta e Ergonomia e finalizar todo o assunto de regulagem de bicicleta.
1 - CAVALO
A primeira medida é o CAVALO.)
1. Vista o bretelle ou shorts de ciclismo e fique descalço;
2. Pegue um livro de uns 35mm de grossura por uns 125mm de comprimento;
3. Fique de frente para uma parede lisa onde possa fazer uma pequena marca. Certifique-se de que o solo seja plano e rígido para que sua medida seja exata. Para esta medida, o livro fará o papel do selim, então continue de frente para a parede e com o livro entre as pernas faça bastante pressão para simular que está sobre a bicicleta, mas sem exagerar na força. A capa e contra-capa do livro devem estar perpendiculares ao solo, ou seja apoie a base do livro na parede, como se fosse um esquadro. Quando estiver satisfeito com a posição, faça um risco na parede acima da parte superior do livro;
4. Agora é só medir do risco na parede até o chão e pronto, voce terá a medida do seu CAVALO.
4.1 - A MEDIDA DO QUADRO IDEAL A PARTIR DA MEDIDA DO CAVALO
Multiplique a medida do CAVALO por 0,65 = MEDIDA DO QUADRO IDEAL.
Por exemplo: Um indivíduo possui a medida do cavalo de é de "82,5cm" x 0,65 = 53,6cm.
Logo, o quadro a ser escolhido é 53cm, pois é sempre melhor escolher a medida do quadro arredondando a média do resultado sempre para um número inferior, pois é mais fáci adaptar a bike à nossa anatomia com um quadro menor do que adaptá-la com um quadro grande.
5 - COMO SABER A MEDIDA DE UM QUADRO SLOPING
Quadro sloping é (do inglês sloping ou sloper) - inclinado ou inclinação, traduzindo ao nosso português ciclístico são os quadros com o tubo superior inclinado.
Bicicleta com geometria sloping |
6 - EXCEÇÕES (SE TRATANDO DE TAMANHO DE QUADROS)
Quando as medidas antropométricas estão descompensadas (especialmente quando o cavalo é maior do que o normal, temos que utilizar o tamanho "genérico" que corresponde a estatura do ciclista.
Se partirmos para uma atribuição de um quadro 52 para um ciclista de estatura de 1,65/170, podemos aumentar ou dividir 2 tamanhos cada 5cm. Por exemplo:
7 - ATENÇÃO ANTES DE INICIAR O PROCESSO DE REGULAGEM LEIA:
Antes de iniciar todo o trabalho certifique-se de que a bicicleta esteja completamente horizontal e o guidão e manetes de freio montados corretamente. Para verificar o plano horizontal é bom travar pelo menos uma roda da bicicleta. Se esquecer destes detalhes será impossível realizar outros ajustes. Na maioria das bicicletas, traçando uma linha imaginária, a ponta do manete de freio e do guidão devem estar paralelas ao solo.
8 - TAQUINHOS E SAPATILHAS
A primeira regulagem que devemos fazer logo após obter o tamanho do quadro é a do taquinho nas sapatilhas. O eixo do pedal deve estar alinhado com a articulação do Osso metatarso para assim aproveitar toda a potência da perna e não sobrecarregar nenhum grupo propulsor. Ao calçar a sapatilha marque o ponto extato desta articulação, e uma vez encaixado o taquinho no pedal, verifique sua correta posiçãol. Algumas sapatilhas como a SIDI já possuem uma marca (risco) na sola, que mostra exatamente onde deverá ser posicionado o taquinho que também tem um risco na lateral que deverá estar alinhado com o risco da sola da sapatilha. Estes riscos tanto da sola da sapatilha quanto da lateral do taquinho facilitam encontrar a posição correta.
9 - A ALTURA DO SELIM
1. Tire novamente a medida do seu CAVALO só que desta vez utilizando a sapatilha ou calçado que irá usar para pedalar, não se esqueça de vestir calça, bretelle ou shorts de ciclismo.
2. Multiplique o resultado do CAVALO (com sapatilha) por 0,885.
Por exemplo: indivíduo com um CAVALO utilizando sapatilha de ciclismo é de 84,0cm x 0,885 = 74,3cm (altura do selim) - que se mede desde o centro da parte superior do selim até o centro do eixo do movimento central, conforme figura abaixo:
10 - INCLINAÇÃO E AVANÇO OU ATRASO DO SELIM
O selim deve permanecer totalmente horizontal ao plano da terra. Esta verificação pode ser feita com um simples "nível de bolha". Ao mesmo tempo que soltamos o parafuso para soltar o selim, podemos variar no avanço ou atraso do selim sobre o eixo do pedal. Para medir o atraso do selim use um prumo desde a ponta do mesmo até o centro do eixo do pedal e comprovaremos a distancia que existe entre o cordão e o centro do eixo do pedal. Abaixo segue uma tabela aproximada para calcular o atraso do selim, embora você possa obter esta medida com maior precisão utilizando novamente o prumo: suba na bike, encaixe o pé no pedal e deixe o pedvela paralelo ao chão, coloque a linha do prumo na frente do joelho, a linha deve passar exatamente em frente ao joelho indo até o centro do eixo do pedal, caso a linha esteja para frente do eixo do pedal, o selim está adiantado. Perceba que na FIGURA 2 temos um leve adiantamento de selim, pois o joelho passa da linha.
Com o prumo - inclinação e avanço ou atraso do selim. |
11 - DISTÂNCIA ENTRE O SELIM E O GUIDÃO
Esta distância é muito importante, porém não podemos conhecer esta medida até ter regulado o resto da bicicleta. Esta distância se mede desde a ponta do selim até o centro do guidão. Segue uma tabela para obter uma distância aproximada.
Altura de selim - distância do guidão |
12 - ALTURA DO GUIDÃO
Esta é uma das mais importantes medidas para se sentir comodo sobre a bike. Alguns ciclo-turistas querem imitar os ciclistas profissionais que utilizam o guidão um pouco mais baixo, e isto provoca dores na coluna e adormecimento das mãos.
Para medir a diferença existente entre a altura do selim e o guidão, podemos usar um metro e um cordão com nível conforme figura.
Basta apoiar o metro sobre a base da mesa do guidão e esticar o cordão com nível desde a base do selim até o metro; onde passar o cordão com nível é a diferença da altura do selim e guidão.
Altura do selim - diferença de altura com o guidão |
13 - CONSEQUÊNCIAS DA BICICLETA COM MAUS AJUSTES
Fontes:
Revista: Ciclismo A Fondo - Edição nº 12 - (Imagens de Graham Watson);
Livro: Ciclismo Completo (Greg Lemond y Kent Gordis).
Linhares, Ricardo. O conforto da bicicleta de estrada em competições de longa
distância: uma abordagem ergonômica. Dissertação de Doutorado. Puc Rio. Maio, 2006;http://www.araraquara.com/blogs/segunda-feira-e-hoje/2011/05/16/bike.html
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