domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cãibra Muscular #1

Manifesta-se quando há contração de um ou vários músculos, os quais, anormalmente endurecidos, comprimem os nervos e causam dor intensa. Existem vários fatores para o aparecimento de cãibras. Vejamos algumas:

1 - Cansaço - Quando trabalham, os músculos produzem energia e como em todo trabalho, há resíduos,  como o ácido láctico, que vai paralisando as fibras musculares (células musculares) e faz aparecer uma dor ligeira que é o cansaço. O repouso cessa a produção do ácido láctico e é eliminado pela corrente sanguínea e assim poder-se fazer um novo exercício. Se  não há repouso, forçamos os músculos a prosseguirem trabalhando e assim, tem-se um acúmulo de ácido láctico e os músculos ficam bloqueados, produzindo uma contração que não regressa facilmente sendo muito dolorida


2 - Má circulação sanguinea - Tem sua causa nos transtornos dos vasos, como arteriosclerose, ou na modificação das quantidades normais de substâncias que compõem o sangue, por exemplo: excesso de uréia ou colesterol, perda de cálcio ou sódio, entre outros. Estas situações, responsáveis pela má circulação, atrapalham a rápida eliminação das toxinas acumuladas nos músculos e então se apresenta a cãibra. A má circulação também pode originar cãibras durante o sono, quando então não é a fadiga que as produz, explicando-se sua aparição da seguinte maneira: quando estamos acordados, as funções são regidas por dois sistemas nervosos: simpático e parassimpático que se complementam e nivelam entre si. Durante o sono, funciona quase exclusivamente o simpático sem que o parassimpático intervenha com sua ação corretiva, e certas falhas deste sistema não são niveladas, havendo consequentemente má circulação em alguns músculos por causa da eliminação incompleta de toxinas e o aparecimento da cãibra.


3 - Frio - O impacto da água nos ciclistas, trazem uma imprevista sensação que provoca choque nervoso que desorganiza os comandos dos nervos musculares, fazendo com que os músculos se contraiam bruscamente quase que no mesmo instante do contato com a água.


4 - Alterações químicas no músculo - Alterações no sangue ou no músculo por ele irrigado, é suficiente para mudar o ritmo do movimento, ficando-se exposto a cãibra, com perda excessiva de sais (pelo suor) que modifica o músculo que se contrai.


5 - Álcool - Modifica a composição do sangue, incapacitando-o de eliminar as toxinas oriundas do  cansaço. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.