terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cãibra Muscular - #2


Continuando sobre cãibras musculares, outros fatores para ela aparecer:

6 - Alterações químicas no músculo – Toda alteração no sangue ou no músculo por ele irrigado, é suficiente par mudar o ritmo do movimento, ficando-se exposto à cãibra, com a perda excessiva de sais (através do suor) que modifica o músculo que se contrai.


7 -Posição anormal de um músculo – A permanência durante muito tempo numa mesma postura, como viagens longas, em salas de aula incômodas ou em conferências de longa duração, quando não se tem ocasião de mudar de posição para que o músculo descanse e se melhore a circulação, dá causa a cãibras.

8 - Músculos mais afetados pela cãibra -  São principalmente os dos membros, mãos, pés e pernas, que por terem um trabalho maior em dados momentos, cansam-se mais e se contraem facilmente. Em ordem, seguem-se os músculos do tórax e os abdominais.


O treinamento físico, bem como os exercícios de relaxamento muscular e nervoso,  evitam as cãibras. Os banhos de sol aumentam o cálcio por meio dos raios ultra violeta e por acalmarem a excitação nervosa são sempre aconselháveis, desde que se evite suar em demasia.
Para que uma cãibra desapareça é necessário mudar de postura, procurando esticar o membro contraído, esquentá-lo se estiver frio, e massagear energicamente para restabelecer a circulação. Estando de pé, apóie-se o pé no solo fazendo muita força e a cãibra cessa quase imediatamente. Na água, é preciso colocar-se na posição de boiar, conservando a calma para que a cãibra não se generalize, massageando se for possível, a fim de ajudar o restabelecimento da circulação.


(:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.