sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ciclismo: Posicionamento é fundamental e cuidados para não ter lesões crônicas#2

A ergonomia para o uso da bicicleta é algo fundamental. Ajustes são necessários para que as lesões fiquem o mais distante possível do ciclista. O ideal é se pedalar em uma   posição confortável sobre a bicicleta. Mau posicionamento trás a lesões e fadiga prematura durante uma pedalada. Fique atento, pois muitas lesões sérias são um resultado de mau ajuste da bike.

Algumas lesões comuns entre ciclistas:

1 - Neuropatia Ulnar - Ocorre quando o ciclista pedala por horas seguidamente. Manifesta-se através da dor, formigamento, dormência e  enfraquecimento da mão através do nervo ulnar que atinge principalmente os dedos anular e mínimo. Apesar deste problema aparecer quando se pára de pedalar, ele pode levar à perda de função da parte ulnar da mão se não for tratado.

2 - Síndrome do Túnel do Carpo - Não é muito comum de acontecer, mas ocorre pela pressão da mão do atleta no guidom da bicicleta, levando à compressão do túnel  onde passam os tendões flexores do punho e  o nervo mediano. Esta compressão do nervo mediano pode causar dor, atrofia dos músculos tenares e formigamento na parte radial da mão. Normalmente sente-se os sintomas no polegar, indicador, médio e anular, podendo se alongar pelo pulso e ir até o antebraço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.