quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carros - Giro de Notícias #1


Brasileiros teriam que deixar 38,9 milhões de carros na garagem hoje

Luana Lourenço
Da Agência Brasil
Em Brasília




Para cumprir as recomendações do Dia Mundial sem Carro, os brasileiros teriam que deixar 38,9 milhões de veículos na garagem hoje (22). O número corresponde à quantidade de automóveis de passeio que trafegam no país, segundo dados de agosto do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A frota total – que inclui motocicletas, caminhões, ônibus, utilitários, tratores e outros veículos – já supera 68,5 milhões de unidades.Passar um dia sem carro nas cidades brasileiras implica enfrentar pelo menos dois desafios: o transporte público, que não está preparado para atender à demanda com qualidade, e o planejamento nas cidades, que não privilegia a locomoção a pé ou de bicicleta.
[...]
A dependência do automóvel fica evidente nas estatísticas da frota do país, que mostram o aumento do transporte individual. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas, 15%.
[...]
Uma pesquisa da Rede Nossa Paulo concluiu que 60% dos paulistanos estão dispostos a deixar o carro em casa e usar o transporte público, desde que o serviço seja de qualidade. “As pessoas podem continuar comprando carro. Não é esse o problema. O problema é comprar e ter que usá-lo diariamente”, avalia Grajew.
[...]
Para o professor da UnB, que troca o carro pela bicicleta sempre que possível, a sociedade tem que pressionar o Poder Público para a mudança de foco dos investimentos em transporte. “A prioridade das políticas públicas têm sido o transporte individual, não o coletivo. Mas o fato de as pessoas começarem a experimentar o quanto é agradável andar a pé ou de bicicleta ajuda a desenvolver a crítica e elas passam a cobrar dos governos”.

Melhorar o transporte público pode reduzir emissões da frota brasileira, diz Ipea

Luana Lourenço
Da Agência Brasil
Em Brasília

Investimentos e políticas públicas que melhorem o transporte público podem ser a saída para manter os níveis de emissão de poluentes sob controle e reduzir a liberação de gases de efeito estufa da frota brasileira. A avaliação está em um comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançado hoje (22), Dia Mundial sem Carro.O estudo destaca avanços na redução gradativa do nível de emissão de poluentes da frota nacional, por meio do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), mas avalia que os ganhos estão sob risco se não forem estabelecidas medidas que estimulem o uso de transporte coletivo e aumentem a eficiência individual dos veículos.
“Os veículos automotores produzidos atualmente poluem menos de 10% do que poluía um veículo similar da década de 1980 quando se trata de poluentes regulados pelo Proconve”, compara o estudo, em referência às emissões de poluentes como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e material particulado.
No entanto, a tendência de redução de emissão de poluentes deverá sofrer uma inflexão nos próximos anos porque as tecnologias utilizadas para esse fim já atingiram um nível alto de eficiência e pelo inevitável aumento da frota e dos congestionamentos. “Daqui para frente os ganhos serão menores”, segundo o Ipea.
Outro desafio, de acordo com o estudo, está ligado à mitigação das emissões de gases de efeito estufa pelos veículos, que crescem numa relação direta com o aumento da frota e não são reguladas por nenhum instrumento como o Proconve.
Em defesa do sistema público de transporte, o relatório aponta a vantagem dos meios coletivos em relação aos automóveis individuais e em relação às emissões de gases de efeito estufa. Mesmo que os ônibus emitam mais gases desse tipo que os automóveis, por utilizarem diesel, a quantidade de emissões é compensada pelo número de passageiros transportados.[...] o Ipea defende a aplicação de um conjunto de iniciativas que combinem ações fiscais de incentivo e restrição, medidas regulatórias e de investimento, com foco na melhoria do sistema público de transporte.


Confira algumas fotos do Dia Mundial Sem Carro:



 Manaus - O movimento Pedala Manaus e SEMDEJ prepararam uma programação especial para a data. Às 8h, os ciclistas se encontrarão no Parque dos Bilhares, onde tomarão um café da manhã. Depois, seguirão de bicicleta até a UniNilton Lins, fazendo o percurso Avenida Djalma Batista - Av. Boulevard Alvaro Maia - Av. Umberto Calderaro Filho (antiga Rua Paraíba) –Av. Perimetral I e por fim, Av. Marque de Inhambupe *. No local, será realizado um workshop, com o tema “A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana: Potencial e desafios”.
Secretário de Esportes Municipal Fabrício Lima - Manaus




Movimento Pedala Manaus - Manaus

Esplanada dos Ministérios - BRB

Ciclovia que interliga Butatã com Cidade Universitária - SP

Esplanada dos Ministérios - BRB

Madri
Madri
Fontes: UOL e Prefeitura de Manaus


Dinara Lima

2 comentários:

  1. Dinara, um dia sem carro mundialmente é uma utopia, pois a humanidade quer mesmo é conforto agora sem se preocupar com o futuro, mas essa campanha é uma grande iniciativa e reflexão sobre nosso papel em relação à preservação do planeta.

    Parabéns por mais uma matéria sensacional!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bento, verdade mas sabes que o que estamos construindo é lento e de alguma forma as pessoas tinham que começar e vejo isso em nossa cidade, algo que não se via em outros anos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.