terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bebidas Isotônicas

Bebidas isotônicas


Durante  as atividades físicas, o corpo perde minerais (eletrólitos) através do suor. Repondo esses eletrólitos, o organismo consegue prolongar a resistência a fadiga, mantendo o exercício físico por um período maior. O papel da bebida istônica não é só saciar a sensação de sede, mas prorrogar o período da atividade além de melhorar o desempenho.
Uma das funções renais é manter a concentração dos eletrólitos no sangue, porém com o esforço físico intenso, as perdas são relevantes e para sua recuperação é preciso a ingestão rápida e efetiva de eletrólitos para evitar um desgaste no organismo. Logo, o sódio e o potássio devem ser repostos (leia também neste blog sobre Contribuições Energéticas, no marcador Metabolismo Celular e Fisiologia do Exercício, para melhor entendimento da função do sódio e potássio) a fim de prolongar o esforço bem como manter os níveis dos fluídos equilibrados. A função renal  bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar a performance esportiva.
Apenas a hidratação com água não é suficiente para esta reposição eletrolítica em quantidade suficiente nem na mesma velocidade.

Isotônico: significa que a composição desses líquidos apresentam uma concentração de moléculas semelhante aos fluídos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea.

Equilíbrio hidro-eletrolítico: A atividade física intensa e prolongada causa a transpiração do corpo e assim a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chama-se hidro-eletrolítico, pois para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo os minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, são importantes.

Hidratação x Desidratação: O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto, é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal.

O teor de sódio não pode ser considerado um fator limitando de uso, por ser muito inferior ao de alguns produtos farmacêuticos, e mesmo o soro caseiro. Essa recomendação está expressa nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado brasileiro. A RDA (Recomended Dietary Allowances). Publicação de pesquisa americana que estabelece as necessidades de nutrientes para a população, recomenda a ingestão de até 6 g de cloreto de sódio por dia. Uma embalagem de 500 ml de isotônico contêm 225 mg de sódio, o que significa 1/10 da quantia verificada pela RDA.

Contra-Indicação: Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas.


Dinara Lima   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.