A partir de 1998, o Código de Trânsito Brasileiro passou a tratar a bicicleta como "veículo de propulsão humana", definindo os direitos e deveres dos ciclistas.
De acordo com o Código, a bicicleta deverá rodar em ciclovias e ciclofaixas ou, na ausência dessas, nas bordas da pista, no mesmo sentido regulamentado na via, com preferência sobre os veículos automotores. Seguindo uma hierarquia, o ciclista deverá respeitar a preferência do pedestre. Também caberá ao ciclista obedecer aos limites máximos estabelecidos para os outros veículos ou a sinalização constante na via.
Segundo o Artigo 68 §1º O ciclista desmontado e empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em DIREITOS E DEVERES. Assim, sempre que o ciclista estiver na contramão, ou em calçadas e outros lugares com movimentação de pedestres, ele deve desmontar da bicicleta.
O Artigo 201 - Lei 9503/97 - Ao ultrapassar o ciclista, o veículo automotor deverá guardar a distância de 1,50 metros (um metro e cinquenta centímetros) da bicicleta no momento da ultrapassagem, como mostra a foto abaixo do ônibus da empresa Jaçanã Tur na AM-010 que liga Manaus a Itacoatiara.
XIII PASSEIO CICLÍSTICO DA AMIZADE DA OFICEBIKE. Na foto: Paulo Gesta |
Eríldo e Dinara, obrigado pela dica de trânsito.
ResponderExcluirÉ muito importante sabermos dos nossos direitos e deveres.
Abraços para ambos!
Bento Sales.
Bento Sales, eu que agradeço suas palavras carinhosas para conosco e espero que as dicas tenham lhe ajudado! Abraços!
ResponderExcluirPois eh,eu sigo corretamente meus deveres o problemas é que meus direitos não são respeitados.Os motorizados NUNCA nos dão a preferência,pelo contrário,passam tirando fino,então eu prefiro ficar esperando a vez ser cedida para assim preservar a minha vida. Moro em Recife-PE e de todas as cidades que eu já conheci é a que tem mais pessoas se locomovendo de bicicleta,algumas com equipamento adequado e a maioria não,porém...só existe ciclovia e ciclofaixa na orla,por isso acabo usando minha bike apenas em trajetos curtos,pois o transito é uma loucura!!!! os ônibus então...só faltam nos esmagar.Fica aqui meu protesto.Temos que brigar por mais segurança,respeito,educação e estrutura nas ruas das cidades.
ResponderExcluirRachel de Queiroz, acredito que este problema acontece no Brasil todo. Manaus também não é diferente. Existe uma ciclovia e ciclo faixa que durante o final de semana, no domingo, é cedido para ciclistas na Ponta Negra, mas dividimos o espaço com outros amantes de esportes e também existe sempre algum motorista desavisado que não entende o motivo de guardas de trânsito e os procedimentos.
ResponderExcluirAlgumas coisas, eu acredito que conseguimos com o tempo. Em Manaus surgiram movimentos ciclísticos urbano com o Pedala Manaus e Amigos do Pedal onde os passeios são realizados a noite, em dias da semana específicos e tem surtido efeito na mídia e agora as autoridades de trânsito estão ouvindo o clamor de uma população que até então andava de bike porém em trajetos curtos e também , muitas vezes sozinhos, o que para a segurança é ruim pois um ciclista não é respeitado. Eu acredito que em pequenos grupos ou em movimentos grandes como estes citados, os motoristas comecem a ter respeito pelo ciclísta. E temos sim que exigir nossos direitos e fico muito feliz de outras pessoas de outros estados estarem visitando o nosso blog e conhecendo um pouco de como ocorre o ciclismo e o uso da bicicleta em Manaus. Um rapaz de Natal irá pedalar hoje no Amigos do Pedal e isso somente demonstra o dinamismo das redes sociais e internet que quebram barreiras e informam com maior rapidez. Abraços e comente sempre!