1 - NÃO USAR O FREIO DIANTEIRO - Muitos ciclistas tem medo de usar o freio dianteiro e serem lançados por cima do guidão e caírem de cara no chão. Seu peso se desloca para frente durante a frenagem, deixando o freio dianteiro até 90% responsável por retardar o conjunto. A modulação adequada de ambos os freios (apertando as alavancas de freio de modo que suas rodas diminuam a rotação, sem bloqueá-las e derrapar os pneus) é o caminho certo par reduzir a velocidade.
2 - BONS FREIOS TRAVAM AS RODAS - A bicicleta não pode derrapar com a roda traseira ou fazer nose wheelie, toda vez que tentares parar. Freios que travam pneus com facilidade não devem ser avaliados como bons pois são ruins. O poder real do freio é quando este diminui a velocidade sem travar as rodas e sem perder o contato com a pista. Falamos no item 1 da modulação do freio para uma boa frenagem, o mesmo princípio do sistema ABS (Anti-lock Braking System). Tente um freio com uma boa pastilha para saber o real poder de frenagem.
Eduardo Boa - Manobra Nose Wheelie - Pico: Curitiba. |
3 - COMPETIÇÕES DESENVOLVEM AS BIKES - Nem todas. Se as corridas de cross country fossem responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, ainda estaríamos andando com bikes rígidas de alumínio, com 4cm de curso no garfo, a suspensão traseira sequer teria sido introduzida e os pneus seriam semi-slick (é um tipo de pneu que tem poucos e pequenos cravos, ou mesmo nenhum no meio da banda de rodagem e bastante cravos nas laterais).
Obs.: Cross Country - Para saber mais veja nos marcadores Categorias e Modalidades
4 - QUANTO MAIS CARO, MELHOR! - Não é preciso se endividar tanto, mas tente uma bike com grupo e um bom quadro. Muitos não sabem a diferença entre uma bicicleta de 4 mil e outra de 7 mil. Vá melhorando a bicicleta aos poucos.
5 - O UPGRAGE FICA PARA DEPOIS - Muitas pessoas justificam a compra de um modelo de bike mais barato, assumindo que eles poderão fazer um upgrade mais tarde do garfo, transmissão e freios. Errado. É mais barato e mais inteligente comprar uma bicicleta com as peças que você quer logo na primeira vez. Os componentes que acompanham a bicicleta custam uma fração do preço se você comprá-los individualmente. É estranho, pois a economia de escala parece se aplicar a qualquer produto montado. Limite seus upgrades para peças de desgaste, como pneus, cabos, pastilhas de freio, rodas, manoplas e selins.
6 - A BIKE FOI PROJETADA PARA DURAR PARA SEMPRE - Mito. Nada dura para sempre. A garantia vitalícia dada pelo fabricante está por trás do produto, garantindo a qualidade dele. Independente disso, você precisa cuidar da bike, sendo vitalícia ou não.
7 - 29 ERS SÃO MELHORES DO QUE BIKES ARO 26 - A única verdade é que um tamanho não é superior em desempenho que o outro, ambos com pontos fortes e fracos.
8 - ESTOU MUITO VELHO PARA INICIAR OU PRATICAR MOUNTAIN BIKING - Sente no selim, pedale com sensatez e deixe os outros se preocuparem com a velhice.
9 - 2x10 É APENAS PARA PILOTOS DE CROSS COUNTRY - O advento do grupo 2x10 (10 velocidades no cassete e 2 coroas) foi conduzido ao mtb pelos pilotos de elite do cross country, que quase imediatamente também deixaram uma coroa de lado e, assim, montou-se o 1x10.
O 2x10 para um piloto de ponta, tem mais aceitação pelos pilots com bikes trail. Porém, tudo depende da cadência e relação utilizadas. aos poucos, o grupo com 20 velocidades também será bem visto e aceito nos modelos trail, onde a utilização da "novidade" poderia ter acontecido mais rápido.
10 - A SUSPENSÃO NÃO DEVE SE MOVER MUITO - A suspensão será um peso morto se você deixá-la muito rígida, que praticamente não se move - o curso é para ser percorrido. E qualquer sistema de suspensão decente precisa de SAG para funcionar corretamente (SAG é o quanto de compressão o amortecedor absorve quando você senta na bicicleta).
Se a a suspensão de sua bicicleta estiver rígida, opte por uma mola mais suave ou reduza a pressão do ar, se for o caso. Uma suspensão bem acertada é garantia de um pedal melhor, mais controle nas curvas e melhor frenagem. E dependendo das condições da pista, podes até subir mais rápido também.
Fonte: Revista Bike Action Ano 11 Nº 130
Amigos, muito bom essas mitos e verdades sobre as bikes.
ResponderExcluirConstatei isso da pior maneira possível: como sou ambidestro, mas com tendência a ser canhoto, ao contornar uma curva, freei a dianteira, o que ocasionou derrapagem me levando ao chão.
Realmente temos que frenar com ambos freios, pois a bike pára sem brecar bruscamente.
Valeu a dica!