domingo, 23 de outubro de 2011

ESPECIAL MTB #3 - TEMPO DE TREINO PARA MELHORAR NA ESTRADA

DURAÇÃO DO TREINODepende de vários fatores como: fase, objetivo e grau técnico e condição física de cada um.
Atletas amazonenses na Serra do Tepeken - RR. Foto: Juliano Macanoni

Lembre-se sempre que uma mesma distância na MTB leva mais tempo para ser percorrida  do que na bicicleta de estrada, de acordo com o terreno e as dificuldades da trilha. Também, a demanda fisiológica dos gastos em calorias e esforço em um percurso de MTB será muito maior do que na bicicleta de estrada devido a variabilidade de esforço.
O tempo se  controla pelo tempo de roda girando. Pedalar 40 km pode chegar a mais ou menos 2h, com média de 20 km/h; ou até 3h, com média de 13km/h. O corpo humano não conta quilômetros mas sim o número de contrações musculares em determinado tempo de exercício.


Dificuldade do Terreno. Ciclistas amazonenses na Serra do Tepeken - RR


INTENSIDADE -  Devido ao esforço, a frequência cardíaca (FC) é maior do que se usasse a bicicleta de estrada, principalmente devido a trepidação do terreno, das variações constantes e da adrenalina nas descidas. Quando fala-se em adrenalina, não se está falando como sinônimo de emoção, mas no sentido hormonal pois a adrenalina é liberada quando há efeitos de atenção e tensão.
Segundo Polazzo a melhor forma de controlar a intensidade do treino de MTB é com um medidor de potência, que dá mais exatidão à medição de intensidade. Caso isto não seja possível, deve-se criar uma escala mental de força aplicada no pedal, perceber também a ventilação pulmonar, percepção do esforço e associar a FC.
Segundo Hugo Pradoneto, é bom praticar o MTB nos fins de semana, devido as vantagens de  se fazer um intervalo nos treinos de bicicleta de estrada, como complementação. Seria um "off season na fase de transição das  temporadas.

Ao centro, Cadu Polazzo com Thiago Aroeira (esq.) e Rubens Donizete (dir.)


Fonte: Dinara Lima CREF 1747 G/AM; VO2 Max /set/2011; http://cadupolazzo.blogspot.com/ . Cadu Polazzo é treinador de Rubens Donizete, melhor resultado na categoria elite masculina no Campeonato Mundial de MTB Cross Country 2010. (Para entender  MTB Cross Country, procure neste blog, em marcadores, CATEGORIAS e MODALIDADES); Hugo Pradoneto é preparador físico de Abraão Azevedo  http://inema.com.br/mat/idmat010689.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.