domingo, 23 de outubro de 2011

Síndrome do Piriforme

SÍNDROME DO PIRIFORME - É uma dor aguda que é comum entre corredores, ciclistas, triatletas e até em frequentadores de academia.

O músculo piriforme se estende da superfície pélvica do osso sacral (na coluna vertebral) até a borda superior do fêmur. Sua função principal é mover a coxa lateralmente e gerar uma rotação lateral.
Nervo ciático inflamado

A síndrome do piriforme refere-se a uma irritação do nervo ciático na sua saída da pelve para a região glútea ao passar através do músculo piriforme localizado profundamente na nádega.



Músculo Piriforme: O nervo ciático inflamado causa dor no atleta
O nervo ciático é o maior nervo do corpo e sua inflamação causa dores na região posterior do quadril e na nádega, que frequentemente se irradiam para a coxa e perna.
Síndrome do Piriforme

Para o tratamento, o ideal é procurar um especialista de sua confiança, pois além do ortopedista, provavelmente também será necessária a fisioterapia.

Uma das soluções é repouso por dois ou três semanas e gelo no local. Depois da primeira semana, massagem para aliviar a tensão. Quando a dor diminuir, alongue o músculo regularmente. 










 Alongamento  do músculo piriforme:

Deitar em decúbito dorsal  com os joelhos dobrados.

Manter o pé da perna sadia apoiado no chão e cruzar a perna lesionada sobre ela.

Segurar a coxa da perna sadia puxando o joelho de encontro ao peito até sentir alongar as nádegas e, possivelmente, todo o lado externo do quadril do lado lesionado.

Manter por 30 segundos e repetir 3 vezes.





Fonte: Dinara Lima  CREF 1747 G/AM ; Runners World Junho 2010;http://www.cto-am.com/piramidal.htm;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.